InícioFinançasEducação financeira: 6 livros essenciais para iniciantes

Educação financeira: 6 livros essenciais para iniciantes

Pessoa em pé no metrô lendo um livro digital.
Créditos da imagem: Perfecto Capucine/Freepik.

Alguns livros têm o poder de fazer rir, chorar, ou nos transportar para lugares que não existem na vida real. Por outro lado, outros têm a capacidade de fazer refletir sobre nossa vida, escolhas e comportamentos, como na sua educação financeira.

Diversos pensadores e especialistas de mercado já se debruçaram para entender a relação humana com o dinheiro. Assim sendo, seus insights deram origem a livros que se aprofundam no assunto de educação financeira e com isso, ajudam investidores de todos os níveis.

No artigo de hoje traremos 6 livros que carregam consigo a capacidade de transformar sua relação com o dinheiro. Além disso, podem influenciar positivamente na escolha dos seus investimentos.

1. Os Segredos da Mente Milionária

Capa do livro de educação financeira "Os segredos da mente milionária"

Quando você sente que precisa estudar mais, eventualmente conclui que é preciso ler mais.

Nossas conclusões geralmente se iniciam na ação, entretanto existem 2 passos antes dela, o pensamento e o sentimento.

O livro de T. Harv Eker traça o paralelo de 17 diferenças entre a forma de pensar dos milionários e das pessoas medianas, ao passo que traz ideias que te auxiliarão a iniciar no mundo das finanças com o pé direito.

2. O Investidor Inteligente:

Capa do livro de educação financeira "O investidor inteligente"

Escrito por Benjamin Graham, é um clássico das finanças e conta com prefácio de Warren Buffet, que é considerado o mais bem sucedido investidor do mundo.

“O Investidor Inteligente” é um dos livros mais completos para quem deseja compreender a fundo o universo dos investimentos, enquanto ensina lições importantes para quem deseja investir bem e de forma estratégica na Bolsa de Valores.

3. Antifrágil:

Quando se pensa no antônimo de frágil, a princípio vem à mente algo robusto. Mas, ao contrário da robustez, que aguenta um limite de volatilidade, a natureza se prova um grande exemplo de antifragilidade, pois ela faz proveito do improvável e do acaso, sofrendo danos, mas se aprimorando com o tempo.

Para muito além das finanças, Nassim Taleb apresenta em seu livro “Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos” o conceito da antifragilidade e, acima de tudo, apresenta nele a capacidade de se fortalecer a partir da incerteza e volatilidade.

O título traz análises acerca de melhorias e inovações iniciadas a partir de situações de tentativa e erro, e sobretudo fala de decisões que podem mudar uma vida inteira, em diferentes cenários.

4. Pai Rico, Pai Pobre:

Um dos livros de educação financeira mais vendidos no mundo, o livro conta com a história de dois pais: um bem-sucedido academicamente, com um PhD e cursos em três faculdades conceituadas, em contraste com um que nem havia terminado o ensino médio.

Diferentemente do que o senso comum diria, o pai mais humilde acaba se tornando um dos homens mais ricos do Havaí, e o livro disseca o porquê disso ter acontecido.

Robert T. Kyiosaki apresenta conceitos como ativos e passivos financeiros, e como eles estão ligados com o sucesso ou a ruína das finanças de uma família.

Um dos best-sellers do gênero de finanças pessoais, quebra vários paradigmas em educação financeira e por analogia ensina lições que não são passadas em quase nenhuma escola.

5. A Psicologia Financeira:

Morgan Housel é autor de “A psicologia financeira: lições atemporais sobre fortuna, ganância e felicidade”, um dos títulos de finanças mais vendidos de 2020.

O livro possui linguagem simples e, acima de tudo, é embasado nas histórias de investidores, empresários e cases de negócios de sucesso.

Nele, Housel mostra como a forma com que lidamos com o dinheiro é intrinsecamente relacionada ao fator psicológico em um livro com ensinamentos atemporais.


6. Do Mil ao Milhão:

Thiago Nigro acumulou ao decorrer de sua trajetória como investidor e assessor de investimentos uma extensa expertise com educação financeira e finanças pessoais.

Enxergando um potencial de crescimento na internet, decidiu migrar para o YouTube através do canal O Primo Rico onde passou a compartilhar seus conhecimentos sobre o assunto com quem buscava sobre educação financeira na plataforma.

O livro “Do Mil ao Milhão: Sem cortar o cafezinho” compila alguns dos aprendizados de Nigro e fala sobre os 3 pilares para atingir a independência financeira: gastar bem, investir melhor e ganhar mais.

Assista “Diversificação” com Thiago Nigro na Finclass


É preciso ser paciente e estudar o mercado para se obter os melhores resultados, entretanto os livros indicados já servem como uma base sólida para trilhar um caminho de sucesso rumo à independência financeira.

A Finclass, streaming de finanças do Grupo Primo, auxilia o investidor na sua jornada com trilhas de conhecimento para todos os níveis de maturidade financeira.

Leia também: Finclass: educação financeira acessível para investidores de todos os níveis

A plataforma conta também com os Finbooks, onde especialistas de mercado compartilham seus insights dos maiores livros dos gêneros de economia e comportamento.

Se você deseja aprender mais sobre educação financeira, clique aqui e assine já a Finclass!

Leia também: Como Peter Lynch classifica empresas para investir

E aí, curtiu este post? Comente se faltou algum livro na lista e compartilhe com seus amigos se foi útil para você.


Hugo Gonçalves
Hugo Gonçalveshttps://finclass.com/
Hugo é copywriter no Grupo PRIMO. Trabalha com finanças há mais de 7 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments