InícioEmpresas da BolsaItaúsa (ITSA3; ITSA4): conheça tudo sobre a holding do Itaú!

Itaúsa (ITSA3; ITSA4): conheça tudo sobre a holding do Itaú!

Foto: Divulgação Itaúsa

Cada vez maior e com mais empresas listadas, a bolsa de valores brasileira está em constante crescimento. Quando falamos da história da B3, sobretudo, não podemos deixar de citar uma das empresas mais tradicionais: a Itaúsa. 

A tradicional holding conta com empresas variadas em seu portfólio, sendo a principal delas o banco Itaú. A companhia tem as ações Itaúsa negociadas na bolsa de valores com os tickers ITSA4 (ação preferencial) e ITSA3 (ação ordinária). 

Quer saber mais informações sobre a holding, a sua história e atuação? Neste artigo vamos dar mais detalhes sobre a Itaúsa. Confira a seguir!  

História da Itaúsa 

A empresa que hoje conhecemos como Itaúsa foi criada em maio de 1966, logo após ser institucionalizada pelo Banco Central, com o nome Banco Federal Itaú de Investimentos S.A. 

A empresa teve início como o primeiro banco de investimentos do Brasil e tinha como objetivo principalmente participar de projetos de financiamento de companhias em períodos de médio e longo prazo.  

As ações Itaúsa estão listadas na bolsa de valores desde o ano de 1977 e são negociadas com os tickers ITSA3 e ITSA4. Ela, no entanto, só passou a usar esse nome em 1991, em mudança aprovada internamente no Conselho.  

Hoje, a Itaúsa é responsável por gerir empresas de diferentes setores. O destaque é o setor financeiro, mas há ainda no portfólio empresas de saneamento, gás e energia, entre outros setores. 

Um dos objetivos da Itaúsa, sobretudo, é diversificar cada vez mais as fontes de geração de caixa. Hoje, a holding depende inegavelmente dos resultados do Itaú. A participação equivale a 91% de seu portfólio, isto é, se levarmos em conta os resultados de cada uma das empresas. 

De modo geral, a Itaúsa tem como objetivo de negócios centralizar as decisões financeiras e estratégicas das companhias que controla. Dessa forma, busca tornar a gestão das companhias mais eficiente, maximizando os resultados. 

Empresas com participação da Itaúsa 

Atualmente, a Itaúsa possui participação em sete empresas de diferentes setores de atuação. A fatia pertencente à holding está dividida conforme especificado na tabela abaixo:   

Itaúsa - empresas e participações
Tabela: Divulgação Itaúsa

Em seguida, vamos destrinchar um pouco mais sobre cada uma dessas empresas. Confira:

Itaú Unibanco (ITUB3 | ITUB4) 

O Itaú Unibanco é uma empresa com quase 100 anos de história, assim como se trata de um dos maiores bancos privados da América Latina.  

A empresa possui mais de 4 mil agências bancárias no Brasil e no exterior. Além disso, possui escritórios em diversos continentes: Américas, Europa e Ásia. 

Os negócios da companhia estão separados no segmento de varejo — atuando com financiamentos, empréstimos e ofertas de crédito — e atacado — disponibilizando serviços bancários e diferentes ofertas em investimentos (renda fixa e variável).  

Marcas da empresa: Itaú, Itaucard, Rede, Itaú Personnalité e Credicard.  

A Itaúsa possui uma fatia de 37,32% no controle do Itaú Unibanco. Aliás, esse montante equivale a um total de 91% dos resultados de todas as participações da holding ao comparar todas as companhias do portfólio.   

XP Inc. (Nasdaq: XP | B3: XPBR31) 

Assim como a Itaúsa, a XP Inc é uma holding que atua em segmentos diversos. A empresa oferece plataformas tecnológicas de investimentos, bem como serviços financeiros e educação. Além disso, ela também atua com serviços de mídia e conteúdo para os seus clientes.  

Apesar de ser uma empresa brasileira, a XP Inc está listada na bolsa dos Estados Unidos, mais especificamente na Nasdaq, por meio do ticker XP. No Brasil, entretanto, ela é vendida como BDR, com o ticker XPBR31.   

Marcas da empresa: XP, Rico, Clear, Infomoney, Spiti, Flipper e XPeed.  

A Itaúsa possui atualmente um total de 11,51% de participação no capital total na XP Inc, levando em conta as vendas de participação ocorridas recentemente. 

Alpargatas (ALPA4) 

Umas das empresas mais tradicionais do Brasil, sobretudo por contar com mais de cem anos de história, a Alpargatas é mais uma a compor o portfólio da Itaúsa.   

A companhia é a maior fabricante de calçados e vestuário da América Latina e possui marcas que são renomadas mundialmente. 

A principal delas é a Havaianas, já que é comercializada em mais de 100 países. Além disso, a Alpargatas ainda conta com a Osklen, que é uma marca de vestuário de moda.   

A empresa mantém operações em 20 países diferentes, seja com escritórios ou centros de venda. Entre eles, além do Brasil, estão Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Hong Kong e algumas nações europeias.  

Marcas da empresa: Havainas e Osklen.  

A Itaúsa conta com um total de 29,18% de participação na Alpargatas. Embora esteja em parte do portfólio da holding, a empresa também é negociada na bolsa com os tickers ALPA3 (ação ordinária) e ALPA4 (ação preferencial). 

Dexco (DXCO3) 

A Dexco — até pouco tempo atrás chamada de Duratex — é uma das líderes do mercado brasileiro na produção de louças e metais sanitários, pisos laminados e chuveiros elétricos. Além disso, ela também atua na produção de painéis de madeira, sendo a maior do Hemisfério Sul no segmento. 

Os produtos da marca são usados nas construções e decorações de residências, escritórios e diversos estabelecimentos. 

A empresa conta com 16 unidades industriais no Brasil e três na Colômbia, que são responsáveis pela produção dos painéis de madeira. Além disso, ela ainda conta com um total de 251 mil hectares de florestas plantadas.  

Marcas da empresa: Deca, Duraflor, Hydra, Ceusa, Duratex e Portinari. 

A Itaúsa tem participação de 36,86% no capital total da Dexco até o presente momento.  

Aegea Saneamento 

A Aegea Saneamento é uma empresa que atua na administração de concessões de saneamento. Ela abrange todo o chamado “ciclo integral da água”: abastecimento, coleta e tratamento de esgoto.  

É uma das maiores empresas privadas de saneamento do Brasil, atendendo, sobretudo, mais de 100 municípios brasileiros e uma área que abrange mais de 11 milhões de pessoas.    

A Itaúsa detém 12,88% de participação na Aegea Saneamento, que é uma empresa de capital fechado, ou seja, não possui participação em bolsa de valores.  

Copa Energia 

A Copa Energia é uma das líderes do mercado nacional em engarrafamento, distribuição e comercialização de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Os seus produtos atendem tanto os segmentos residenciais assim como os empresariais. 

A empresa familiar foi fundada no ano de 1955. Todavia, faz parte do portfólio da Itaúsa desde o ano de 2020. A companhia não possui capital aberto na bolsa.    

Marcas da empresa: Copagaz e Liquigás 

A Itaúsa conta com um total de 48,93% do controle de participação da Copa Energia.

NTS  

A NTS é uma empresa de transporte de gás natural por meio de gasodutos. A companhia tem operações principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Essa região engloba 50% de todo o consumo de gás natural do país. 

A Itaúsa possui uma participação de 8,50% na NTS. A empresa é outra que não possui capital aberto na bolsa de valores.  

Participação das empresas do portfólio nos resultados da Itaúsa  

Assim como é importante saber as empresas que compõem o portfólio da Itaúsa, é também fundamental ter o conhecimento de qual o impacto de cada uma delas nos resultados da holding. 

Confira abaixo a participação individual das empresas nos resultados da Itaúsa: 

Itaúsa - Resultados individuais
Tabela: Divulgação Itaúsa

Antes de mais nada, vale lembrar que resultados recorrentes são as atividades características de cada empresa, que acontecem com frequência no presente e tendem a seguir acontecendo no futuro.  

Todavia, os não-recorrentes são justamente fatores que não são habituais nas empresas e que devem acontecer apenas pontualmente.  

Por conta disso, as empresas são obrigadas a separar esses dois tipos eventos para que o investidor tenha uma melhor noção do que é pontual e do que será duradouro nos números das companhias.  

Assim sendo, vamos à análise dos dados. Na tabela, observamos que dos R$2,814 bilhões dos resultados da Itaúsa, R$2,561 bilhões são somente do Itaú. Refletindo os números em porcentagem, portanto, o banco possui 91% do total dos resultados da holding.  

Sabendo dessa grande influência, a Itaúsa vem tentando diversificar suas participações de forma inteligente para cada vez menos depender do desempenho do Itaú. 

O restante das empresas do portfólio dividiu os outros 9% dos resultados: Dexco com 99 milhões, XP Inc com 92 milhões, Alpargatas com 45 milhões, Copa Energia com 23 milhões e Aegea Saneamento com 11 milhões. Ainda observamos a NTS com 10 milhões negativos.  

Estrutura acionária da Itaúsa (ITSA3 | ITSA4) 

Conforme mostra a imagem abaixo, a Itaúsa tem 66,36% de suas ações em livre circulação (free float). Os outros 33,64% pertencem à Família Egydio Souza Aranha (ESA).  

Itaúsa - estrutura acionária
Tabela: Divulgação Itaúsa

Na última divulgação, de 30 de setembro de 2021, a Itaúsa detinha 903,3 mil acionistas em sua base, o que a caracteriza como a maior base ativa de investidores da B3. 

O total de ações em circulação é na casa dos trilhões: 8.410.814.930. Entre as ordinárias (ITSA3), um montante de 33,73% (2.889.837.770) está em circulação. Já as preferenciais (ITSA4) contam com 81,70% (5.520.977.160) livres no mercado. 

Aprenda a analisar as empresas da bolsa

Quer saber a melhor forma de analisar as empresas da bolsa, como a Itaúsa, e decidir com maior propriedade quais ativos escolher para a sua carteira? 

Na Finclass você encontra aulas com professores especialistas no assunto para que você aprenda a analisar as empresas de uma vez por todas. 

Podemos destacar duas principais:  

A primeira delas é a Finclass de Fernando Ferreira, estrategista-chefe da XP Investimentos, que ensina como usar alguns dos principais indicadores fundamentalistas para analisar uma ação. 

Imagem: Arquivo Finclass Fernando Ferreira

A outra recomendação é a aula de Florian Bartunek, gestor da Constellation Asset. Nela, você pode aprender os principais fundamentos da bolsa e ter melhor consciência no momento de investir o seu patrimônio.  

Caso tenha o interesse em se aprofundar nos temas, assine já a Finclass e tenha acesso a essas duas aulas e à toda a diversidade de conteúdo que a plataforma oferece.     

*Este artigo não é uma recomendação de investimentos. O intuito dele é fornecer conteúdo gratuito e educacional sobre como as empresas que fazem parte da Bolsa de Valores funcionam, bem como seus negócios. As informações apresentadas não têm como fim indicar se a empresa é um bom ou mau investimento, e não devem ser interpretadas desta maneira. 

Hugo Gonçalves
Hugo Gonçalveshttps://finclass.com/
Hugo é copywriter no Grupo PRIMO. Trabalha com finanças há mais de 7 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments