InícioInvestimentosAçõesComo investir em ações com pouco dinheiro na Bolsa de Valores 

Como investir em ações com pouco dinheiro na Bolsa de Valores 

Ao planejar investir em ações, um cenário é muito comum para alguns: existe o interesse de iniciar uma carteira de ativos, mas o medo de ser uma prática apenas para quem tem bastante dinheiro acaba afastando essas pessoas do mercado financeiro.  

Se você é um desses, porém, estamos aqui para te provar o contrário. Neste artigo, vamos te mostrar que esse medo não deveria existir. Por isso, vamos explicar de forma detalhada como investir em ações com pouco dinheiro.  

Confira todas as vantagens, como montar o seu planejamento e também algumas opções na prática para começar a investir agora mesmo com pouco dinheiro. Siga com a gente e descubra que investir em ações pode ser para você também! 

Aprenda como investir em ações com pouco dinheiro
Começar a investir o quanto antes vai fazer o seu patrimônio crescer aos poucos (Foto: Pixabay) 

É possível investir em ações com pouco dinheiro? 

Como já adiantamos, a resposta é sim! É plenamente possível investir com pouco dinheiro! 

Atualmente, no mercado financeiro, grande parte dos ativos são vendidos por valores abaixo de 100 reais. Isso sem contar que é possível encontrar variadas opções abaixo até mesmo de 20 ou 10 reais.  

Você ainda pode estar se perguntando: tudo bem, mas do que adianta comprar somente esses ativos sendo que o ideal é ter uma carteira diversificada? 

E a resposta é que também é possível diversificar a sua carteira com pouco dinheiro.  

Isso pode ser feito por meio dos ETFs (Exchange-traded funds), que são basicamente uma cesta com diversos ativos, negociados por preços de uma única ação. 

Hoje, no mercado, você também consegue encontrar ETFs de ações comercializados nessa mesma faixa de preço entre 10 e 100 reais.  

Para conhecer mais sobre essas opções de ETFs, confira esse outro artigo que fizemos sobre como investir com pouco dinheiro, no qual apontamos diversas alternativas para variadas classes de ativos.    

Portanto, é sim possível investir mesmo que você não tenha um grande patrimônio!

Qual o valor mínimo para começar a investir em ações? 

Em um mercado com cada vez menos taxas cobradas pelos envolvidos no processo de compra de ativos, podemos afirmar que hoje é possível investir com até menos de 1 real! 

Isso mesmo que você leu! 

Algumas ações são negociadas na casa dos centavos. 

É claro, porém, que investir somente esse valor vai limitar bastante as suas opções. De qualquer maneira, você consegue tranquilamente comprar a maioria das ações pagando um valor de alguns centavos a 80 reais.  

São poucas as ações que a cota ultrapassa esse valor. 

Portanto, é possível investir com bem pouco e ainda assim montar uma carteira diversificada. 

Inclusive, caso você queira conhecer algumas opções de ações com preço de cotação baixo, confira o artigo que fizemos com uma lista de 15 ações abaixo de 5 reais.  

Investir em ações com pouco dinheiro: empresas abaixo de 1 real
Até mesmo com 1 real é possível comprar algumas das ações negociação na bolsa (Foto: Divulgação) 

Quais as vantagens de investir na Bolsa de Valores com pouco dinheiro?  

Investir na bolsa com pouco dinheiro não tem apenas o fato de as ações serem baratas como vantagem. Existem diversos outros benefícios dessa prática. Confira a seguir: 

Rendimento maior que a poupança 

Se você já conhece um pouco sobre investimentos, já deve saber que a poupança é um dos piores investimentos disponíveis no mercado.  

Afinal, é possível achar ativos com menor risco que a poupança e que ainda assim pagam mais rentabilidade que ela.  

Além disso, atualmente a poupança não consegue nem ter uma rentabilidade que cubra o crescimento da inflação, ou seja, ao investir nela você está perdendo poder de compra com o seu dinheiro.  

Portanto, para não ver o seu patrimônio perdendo valor ao longo do tempo, você deve procurar por outras classes de investimentos para ter um ganho real.  

No caso da bolsa de valores, as possibilidades são bem maiores. Isso porque, apesar de haver o risco de perda de capital, as possibilidades de valorização são infinitas.  

De qualquer forma, até mesmo se você é um tipo de investidor com aversão ao risco, você encontra atualmente opções de ações de empresas sólidas que só em dividendos pagam mais do que a poupança.  

Portanto, mesmo que você invista pouco, as possibilidades de retorno são bem maiores caso você compre ações de empresas de qualidade.  

Perder o medo e ganhar prática nos investimentos  

Outra vantagem é que investir com pouco dinheiro vai te ajudar a perder o medo e “ganhar casca” nos investimentos agindo na prática. 

Afinal, é muito mais fácil conter a emoção com 100 reais na bolsa do que com 100 mil reais, não é mesmo?  

Portanto, ao investir pouco dinheiro você vai aos poucos se acostumando com as oscilações da bolsa de valores e entendendo o funcionamento na prática.  

Assim, evita tomar decisões erradas nos momentos de pânico, já que com menos capital investido as suas preocupações serão menores.  

Com isso, a partir do momento que você tiver mais dinheiro investido, já vai estar mais experiente nos investimentos e vai saber lidar melhor com as incertezas e momentos de adversidade.  

Possibilidade de ter prejuízos menores e aprender com os erros 

Complementando o tópico acima, outra vantagem é que, ao investir com pouco dinheiro, as suas “quedas” na bolsa de valores serão menos “doloridas”.  

Errar nos investimentos é algo natural e faz parte do seu processo de amadurecimento como investidor. Até mesmo os mais experientes cometem erros em suas escolhas.  

Portanto, se por acaso você cometer erros na escolha de ações por falta de conhecimento ou inexperiência, o custo para reverter a situação será bem menor.  

Afinal, como falamos, errar com 100 reais é bem menos dolorido do que com 100 mil reais.  

Dessa forma, começar com pouco dinheiro te possibilita aprender com os erros de forma menos traumática. Com isso, você pode construir o seu aprendizado de uma melhor forma.    

Receber proventos 

Uma última vantagem mais prática é que mesmo que você comece com pouco dinheiro, você já vai conhecer uma das grandes maravilhas dos investimentos: os proventos.  

Ao comprar as suas primeiras ações você já estará apto a receber os principais tipos de proventos pagos por elas, como os dividendos e juros sobre capital próprio. 

Dessa forma, você vai conhecer a sensação de ver dinheiro pingando na sua conta de forma periódica. Isso é um grande incentivo para o investidor, já que é a comprovação prática dos benefícios de se investir o patrimônio. 

Portanto, esse recebimento de renda passiva vai servir como um incentivo para você lembrar o como é bom e vantajoso investir. Com isso, vai reforçar a importância de seguir investindo o seu dinheiro todos os meses de forma disciplinada.    

Como investir na Bolsa de Valores com pouco dinheiro?  

Para investir em ações com pouco dinheiro, planeje-se primeiro
Investir requer planejamento (Foto: Pixabay) 

Agora que você sabe as vantagens de se investir mesmo com pouco dinheiro, vamos apresentar um plano de ação para efetivar isso na prática. Confira abaixo: 

1. Tenha um planejamento financeiro 

Antes de sequer cogitar investir, a primeira coisa que você deve fazer é organizar as suas finanças.  

Não é recomendável que você comece a investir sendo que ainda possui dívidas. 

Portanto, a primeira tarefa que você tem é de criar um planejamento financeiro. 

Se você ainda possui dívidas, crie um plano de ação para quitá-las o mais rápido possível.  

Caso você apenas precise juntar dinheiro para investir, então você deve começar um planejamento financeiro para gastar menos do que ganha e começar a guardar parte do seu salário para os investimentos. 

Nesse planejamento você deve colocar todas as suas receitas e despesas com o objetivo de calcular o quanto sobra depois de pagar todas as despesas.  

Esse planejamento pode ser feito em uma planilha do Excel, em aplicativos de celular ou até mesmo em um bloco de notas ou caderno físico. O importante é ser a opção mais satisfatória para você se organizar.  

Se quiser uma ajudinha, assista à aula de Organização Financeira da influenciadora Nathalia Arcuri, que você encontra na plataforma Finclass!   

2. Abra uma conta em uma corretora de valores 

Agora que você tem as suas finanças organizadas e está economizando dinheiro para investir, chegou a hora de abrir a sua conta em uma corretora.  

É ela a instituição financeira que vai viabilizar que você faça os seus investimentos. Afinal, a corretora serve como uma intermediadora entre os investidores e as empresas que negociam esses ativos.  

Agora você deve estar pensando: tudo bem, agora eu abri a conta em uma corretora e já posso comprar as minhas primeiras ações! 

Nada disso! O primeiro passo antes de começar a investir é montar a sua reserva de emergência. Confira como fazer isso no tópico abaixo. 

3. Construa uma reserva de emergência 

Caso você ainda não saiba, a reserva de emergência é aquele dinheiro que você guarda para possíveis imprevistos. Por exemplo: demissão do emprego, problemas de saúde, manutenção inesperada do veículo, entre outras situações urgentes. 

É fundamental que você monte essa reserva, pois será esse dinheiro que vai te possibilitar tranquilidade ao investir. 

O investimento em ações, por exemplo, é uma estratégia para o longo prazo. Portanto, é possível que os seus ativos fiquem no negativo em alguns períodos.  

Agora imagine que as suas ações estão em baixa e você precisa vendê-las para usar esse dinheiro em um momento de emergência? É um dos grandes erros para se perder dinheiro com investimentos. 

Em virtude disso, é fundamental montar uma reserva de emergência, pois é ela quem vai te salvar caso você precise usar o dinheiro no curto prazo. Dessa forma, você pode manter o dinheiro das suas ações investido e pode esperar pelo momento de subida delas, evitando perda desnecessária de capital.  

Agora vamos à parte prática: como montar a minha reserva de emergência? 

Os educadores financeiros geralmente estipulam para maior segurança um valor que vai de 6 a 12 meses do seu custo de vida mensal. Isso, porém, pode variar de pessoa para pessoa. 

Se você tem mais estabilidade em seu emprego, como em cargos públicos, por exemplo, é possível ter uma reserva menor. Já se você é um empreendedor e pode ver o seu negócio quebrar, aí pode valer a pena ter uma cautela maior na reserva. 

O dinheiro da reserva de emergência deve ser colocado em um investimento seguro, com liquidez imediata e que renda pelo menos 100% do CDI. Por exemplo: CDBs de liquidez diária de bancos e o Tesouro Selic

O objetivo é que você possa sacar esse dinheiro com rapidez em caso de necessidade, ao mesmo tempo que consegue deixá-lo rendendo, sem ficar somente parado na conta perdendo para a inflação.  

Como você já possui a conta aberta na corretora, você pode usá-la para investir nesses ativos que são ideais para a reserva de emergência. 

Caso você não tenha o dinheiro todo de uma vez, pode ir construindo a sua reserva aos poucos. 

Antes de investir, monte a sua reserva de emergência
A reserva de emergência é essencial para que você não tenha que vender as suas ações antes do previsto (Foto: Pixabay)

4. Conheça o seu perfil de investidor 

Agora que você tem as finanças organizadas e uma reserva de emergência, você já pode começar a pensar em seus passos nos investimentos.  

Portanto, você deve identificar o seu perfil de investidor. 

No momento que você abrir a conta na corretora você já vai responder a um questionário de enquadramento de perfil de investidor. 

De qualquer maneira, conforme você vai ganhando conhecimento sobre investimentos e até mesmo evoluindo sua vida pessoal e profissional, esse perfil pode se alterar. 

Portanto, antes de efetivamente começar a investir em ações, refaça o teste para ver qual o perfil de investidor que você se encaixa melhor. Isso vai ser essencial para saber a sua tolerância ao risco e quais ativos fazem mais sentido você comprar.  

5. Defina objetivos financeiros 

Ao mesmo tempo que você define o seu perfil de investidor, você deve também definir os seus objetivos financeiros.  

Afinal, qualquer investimento só faz sentido com algum objetivo por trás dele.  

Portanto, reflita para que você quer usar o dinheiro: fazer uma viagem no final do ano? Comprar um apartamento daqui a cinco anos? Possibilitar uma renda passiva para viver de renda na aposentadoria? 

Essa sua escolha será crucial para definir qual tipo de investimento é melhor para você e por qual prazo.  

Se o seu objetivo é usar o dinheiro em um curto espaço de tempo, dificilmente investir em ações será a resposta. 

Já se você planeja crescer o seu patrimônio ou gerar um fluxo de dividendos, aí sim pode ser que as ações sejam para você!  

6. Escolha uma estratégia de investimento 

Agora que você sabe o que fazer, chegou a hora de definir como fazer. Para isso, você deve escolher uma estratégia para o seu investimento em ações. 

Existem diversas estratégias de sucesso que foram comprovadas por grandes especialistas ao longo do tempo. Basta você se dispor a conhecê-las e adaptar de acordo com os seus objetivos. 

Como falamos logo acima, se o seu intuito é o crescimento de patrimônio, a estratégia deverá ser uma. Se o objetivo é criar um fluxo de renda passiva, a ideia será outra.  

E assim por diante… 

Escolha a estratégia adequada para o seu perfil, mas sempre respeitando algumas leis gerais dos investimentos, como a diversificação, uma boa seleção de ativos, controle emocional, entre muitos outros fatores que te fazem um investidor mais consciente.   

7. Estude os ativos que você vai investir 

A última parte estratégica do seu passo é estudar os ativos que você deseja investir. 

Afinal, você já sabe os seus objetivos e a estratégia. Agora basta saber o que comprar efetivamente para compor a sua carteira. 

Para isso, você deve estudar as empresas que deseja investir de forma bastante aprofundada. 

Analise fatores como: 

  • Indicadores fundamentalistas, como os de rentabilidade, endividamento, liquidez, eficiência, entre outros. 
  • O preço das ações e se ele é justo em relação ao valor da cota. 
  • A Governança da empresa e se os gestores são profissionais e transparentes. 
  • O modelo de negócios da empresa e se há vantagens competitivas. 
  • Entre muitos outros fatores que possam compor a sua análise. 

Feito isso, você poderá criar a sua tese de investimentos e filtrar empresas boas para colocar em sua carteira de ações. 

Caso você ainda se sinta inseguro para fazer as suas escolhas, você pode também pedir auxílio para uma casa de análise, como a Spiti, que conta com especialistas certificados que estudam diariamente o mercado fazendo indicações de ativos para investir.  

Para investir em ações é preciso analisar
Investir com qualidade requer análises detalhadas das empresas (Foto: Pixabay) 

8. Compre a sua primeira ação 

Agora finalmente chegamos à ação! 

Você já definiu toda a parte estratégica e escolheu as ações que deseja comprar.  

Portanto, agora só basta efetivar a compra na prática. 

Entre em sua conta na corretora e vá até o home broker para efetivar a compra dos ativos que você escolheu. 

Caso você ainda tenha dúvidas de como fazer isso na prática, confira o passo a passo que montamos para te ensinar de forma detalhada como comprar ativos.  

Como investir em ações com 100 reais? 

É plenamente possível começar a investir em ações de forma diversificada com apenas 100 reais.  

Como falamos, existem diversas ações que negociam com suas cotas abaixo de 5 reais. 

Portanto, nesse caso, seria possível comprar 20 ativos de uma só vez com os 100 reais que você separou para investir. 

É claro que limitar os seus investimentos às empresas a esse preço não é o ideal para a sua carteira de ativos. De qualquer maneira, você ainda pode comprar, por exemplo, 5 ações de 20 reais, ou fazer uma diversificação própria e conseguir esse objetivo. 

Se você ainda tiver um pouquinho mais de 100 reais, ainda dá para você diversificar ainda mais. 

Isso porque alguns dos principais ETFs que replicam o índice Bovespa são vendidos entre 105 e 110 reais. Dessa forma, você consegue diversificar em mais de 90 empresas comprando um único ativo. 

Alguns exemplos são o BOVA11, o BOVV11, o BOVB11 e o BBOV11. Esse último, inclusive, é negociado abaixo dos 60 reais. 

Portanto, há diversas maneiras de começar de forma diversificada no mercado de ações investindo apenas 100 reais.  

Onde investir dinheiro para render mais?  

Como falamos, investir em ativos como a poupança não vai garantir uma rentabilidade adequada para a sua carteira. Para isso, existem algumas outras alternativas que, apesar de possuírem um pouco mais de risco, podem também te dar um maior retorno. Confira algumas delas: 

Fundos de Investimento 

Os fundos de investimento são produtos criados por grandes gestoras que possuem profissionais qualificados e experientes para fazer a gestão dos ativos dentro da carteira. 

Existem diversos tipos: fundos de ações, fundos de renda fixa, fundos multimercado, fundos imobiliários. 

Cada um deles tem como propósito investir em classes de ativos pré-determinadas. 

A principal desvantagem é que eles costumam cobrar taxas elevadas, mas ao mesmo tempo é uma boa opção para quem tem menos experiência para selecionar ativos e prefere deixar as escolhas na mão de profissionais qualificados.  

Ações 

Se você clicou neste artigo, provavelmente deve saber também que as ações são uma grande alternativa para garantir maiores retornos na carteira de investimentos. 

Afinal, ao comprar ações, você está investindo nas principais empresas do Brasil e do mundo. Por isso, caso escolha as opções certas, são a melhor maneira para que você tenha ganhos exponenciais no longo prazo.  

Contratos futuros 

Já os contratos futuros são uma opção para investidores mais arrojados.  

Eles funcionam basicamente no seguinte formato: você firma um contrato para a compra de algum ativo por determinado período e o valor que será pago por ele ao final do contrato será o mesmo que foi acordado no início. 

Ou seja, se esse ativo se valorizar, você ganha o dinheiro da diferença. Se ele desvalorizar, você é obrigado a pagar esse valor faltante ao final do contrato. 

Portanto, tratam-se de ativos de bastante risco, mas quem possui conhecimento dos ciclos de mercado pode ganhar muito dinheiro comprando os ativos na hora certa. 

Vale ressaltar que existem contratos futuros de ações, taxas de juros, moedas (dólar, euro, real etc.), índices (Ibovespa, S&P 500, entre outros) e até mesmo de commodities (arroz, trigo, petróleo, minerais etc.).  

Para investir nesses tipos de investimentos, porém, é necessário bastante conhecimento para não perder dinheiro por más escolhas. Por isso, busque aprender com professores e profissionais de qualidade do mercado antes de começar.  

Qual curso para investir em ações com pouco dinheiro? 

Agora você já está pronto para seguir o passo a passo para se organizar financeiramente e começar a investir com pouco dinheiro.  

Para chegar até o final, no entanto, você deve iniciar a trajetória pelos primeiros passos. 

Por isso, te convidamos a conhecer a plataforma de educação financeira Finclass para iniciar a sua trajetória nos investimentos. 

Nathalia Arcuri é professora da Finclass
A influenciadora Nathalia Arcuri é uma das professoras da Finclass (Foto: Finclass) 

Na plataforma, você encontra aulas que vão te ajudar nesse início no mercado financeiro. Por exemplo: 

  • Organização Financeira:  

Nessa aula, Nathalia Arcuri, uma das maiores influenciadoras de finanças do mundo, te ensina a sair do fundo do poço, quitar as suas dívidas e começar a se organizar financeiramente para começar a investir.  

Esse é um conteúdo essencial para você que precisa virar a chave de sua vida financeira e passar a usar os juros compostos a seu favor.  

  • Primeiros Passos 

Já essa aula, ministrada por Breno Perrucho, também um dos grandes influenciadores de finanças do mundo, é para você que já está um pouquinho mais avançado no processo para começar a investir. 

Nela, Breno te ensina a dar os primeiros passos na bolsa de valores, começando a entender conceitos teóricos até chegar à montagem de sua estratégia para investir. 

  • Na Prática 

Já na série “Na Prática”, como o nome já diz, você vai aprender com todos os detalhes como comprar os seus primeiros ativos. Dessa forma, você saberá, de forma clara e visual, como investir em ações com pouco dinheiro e iniciar a sua jornada no mundo dos investimentos.   

Conheça já a plataforma Finclass e comece já a sua jornada para se tornar um investidor em ações! 

Conclusão 

Pronto! Agora você já sabe de forma clara que é sim possível investir em ações com pouco dinheiro.  

Não só isso, sabe também os benefícios de se iniciar mesmo com pouco e como traçar o seu plano para começar a investir em ações na bolsa de valores. 

Portanto, fechamos novamente com um incentivo: comece o quanto antes a construir o seu futuro e aproveitar os efeitos dos juros compostos! 

Mas não se esqueça: a jornada para a independência financeira não acaba. Você precisa estar sempre se atualizando e aprendendo coisas novas sobre investimentos.

Hugo Gonçalves
Hugo Gonçalveshttps://finclass.com/
Hugo é copywriter no Grupo PRIMO. Trabalha com finanças há mais de 7 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments