InícioNewsletter - Conhecimento é dinheiroInvestir a longo prazo é a solução e eu posso te provar!

Investir a longo prazo é a solução e eu posso te provar!

Momentos como o que estamos passando atualmente são um período de provação para o investidor de bolsa de valores. 

Os mercados derretendo ao redor do mundo, grande parte dos investidores acumulando prejuízos e junto disso aquela sensação de que investir em ativos de risco não vale a pena.  

Investir a longo prazo e prezar pela paciência geram ótimos retornos nos investimentos (Foto: Pixabay)

Para ainda piorar, muitos investimentos de renda fixa estão oferecendo taxas bastante atrativas. 

Com isso, é muito fácil a gente se questionar se estamos fazendo a escolha certa ao colocar mais risco em nossa carteira em vez de nos mantermos em ativos menos voláteis. 

Nosso objetivo aqui hoje, no entanto, é tirar esse pensamento da sua cabeça.   

Por isso, vou te provar que é importante sim se manter na bolsa de valores, principalmente se pensarmos com foco no longo prazo.  

Investir a longo prazo: os números comprovam o sucesso

Para cumprir esse objetivo, trouxemos um gráfico muito interessante retirado de um estudo feito pelo economista norte-americano Robert J. Shiller e a empresa Schroders.  

Nele, é possível observar que, quanto mais tempo mantemos os investimentos na bolsa de valores, menor a chance de termos prejuízo.  

Confira abaixo o gráfico: 

investir a longo prazo na bolsa é mais efetivo
Quanto mais tempo você mantém um investimento, menor a chance de haver prejuízos.

Para deixar mais claro, vamos te explicar os números expostos acima.  

Levando em conta um período de um mês de investimentos, a probabilidade de um investidor ter um resultado negativo na bolsa é de 39,3%.  

Em três meses, esse valor cai para 37,1% e em cerca de um ano já está em patamares de 30,9%. 

Com o passar do tempo, essas chances vão caindo até chegar a um patamar de quase zero ao final de um período de 20 anos.  

Esse gráfico foi baseado na bolsa norte-americana e levou em consideração um quadrante de 148 anos e mais de 1.551 períodos de 20 anos.  

De todas essas possibilidades, apenas uma vez houve um prejuízo. Isso aconteceu no longínquo período de julho de 1901 até junho de 1921. Esse retorno negativo ainda foi somente de -0,2% ao ano.  

E vale ressaltar que aqui estamos falando de retorno real, já descontado da inflação, o que reforça ainda mais a efetividade do conceito aplicado na pesquisa. 

Portanto, podemos observar que quanto maior o horizonte de tempo que deixamos o nosso dinheiro investido, maior a probabilidade de termos retornos consistentes. 

Agora você deve estar se perguntando: tudo bem, mas por que isso acontece? 

Para responder, vamos resgatar uma ótima analogia que é bastante conhecida no mercado financeiro e que ilustra bem esse ponto. 

O Senhor Mercado e a bolsa de valores

Estamos falando da história do Senhor Mercado, apresentado na obra “O investidor inteligente”, escrita pelo lendário economista e investidor Benjamin Graham. 

Nela, o autor apresenta o Senhor Mercado.  

Esse personagem, na analogia feita no livro, seria um sócio seu, caro leitor, em uma empresa privada. Esse parceiro societário, porém, é um investidor que se deixa levar facilmente pelo seu estado de humor. 

Na história, todos os dias úteis o Senhor Mercado chega até a sua sala e faz uma oferta para comprar a sua participação na empresa ou vender a parte dele para você.  

Esse valor a ser pago varia muito de acordo com o humor do Senhor Mercado: quando ele está com o emocional controlado, a oferta feita costuma condizer com o valor justo a ser pago por essa participação.   

Já quando ele está com o humor abalado, eufórico ou desacredito com o futuro, a proposta muda de figura e começa a apresentar valores que não condizem com a realidade, tanto para cima quanto para baixo. 

Nessa analogia, o Senhor Mercado representa fielmente a bolsa de valores.  

Em muitos momentos, os preços dos ativos estão distorcidos de acordo com o humor do mercado.  

Se os investidores estão eufóricos e acreditando que o futuro reserva apenas ganhos, geralmente os ativos vão estar em valores muito altos e muito caros para serem comprados. 

Já quando os investidores estão pessimistas, descrentes com o futuro e acreditando que o mercado seguirá em uma crise eterna, os ativos ficam em baixa. Nesse caso, até mesmo as ações de empresas sólidas e com bons resultados sofrem. 

E essa discrepância costuma ser corrigida e alcançar o padrão de racionalidade do “Senhor Mercado” somente no longo prazo, em que há um horizonte de tempo maior para essas distorções voltarem aos patamares justos. 

O investidor inteligente costuma identificar esses momentos e aproveitá-los para ter sucesso nos investimentos a longo prazo.  

Dessa maneira, o seu sucesso nos investimentos está diretamente relacionado a saber ou não lidar com as emoções do Senhor Mercado.  

No momento atual, inclusive, estamos em um cenário em que o Senhor Mercado está totalmente deprimido.  

Existem boas opções de ativos sendo negociados a preços descontados e com boas oportunidades de compra.  

Portanto, é um ótimo momento para você investidor identificar essas oportunidades e garantir esse sucesso esperado no horizonte de longo prazo que citamos anteriormente.  

Conclusão

Antes de encerrar, é importante apenas fazermos duas ressalvas. 

A primeira delas é a respeito da qualidade da escolha dos ativos.  

Esse sucesso ao investir a longo prazo só chegará caso você seja um investidor consciente e estude bem os ativos antes de investir. 

Afinal, os dados que coletamos representam a média do mercado nesse período de tempo. 

No entanto, se você escolhe ativos de baixa qualidade, é possível que você perca dinheiro mesmo no longo prazo. 

Então, tenha conhecimento, uma estratégia consistente e estude bem os ativos antes de investir! 

A segunda ressalva é sobre a diversificação. 

Afinal, por mais que a bolsa de valores ofereça boas oportunidades, é sempre importante que você diversifique os seus investimentos para diluir o risco. 

Portanto, utilize também esse momento da alta dos juros para aproveitar boas oportunidades na Renda Fixa, não se esqueça de ter a sua reserva de emergência e também a sua reserva de oportunidade formada e siga uma diversificação consciente, com uma estratégia clara, para vencer esse momento.  

Não se esqueça também de equilibrar o risco de acordo com o seu perfil de investidor.  

Dito isso, esperamos que a gente possa te tranquilizar nesse momento de baixa na bolsa de valores e te ajudar a construir uma mentalidade vencedora ao investir a longo prazo.  

Fique calmo e aproveite as oportunidades para ter uma carteira vencedora e se orgulhar das suas escolhas daqui 20 anos! 

Um abraço e até a próxima!  

Hugo Gonçalves
Hugo Gonçalveshttps://finclass.com/
Hugo é copywriter no Grupo PRIMO. Trabalha com finanças há mais de 7 anos.
RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments