InícioImposto de RendaImposto de Renda: Como declarar LCIs, LCAs, CRIs, CRAs passo-a-passo

Imposto de Renda: Como declarar LCIs, LCAs, CRIs, CRAs passo-a-passo

No post de hoje, trazemos tutoriais completos para você declarar seus investimentos em LCI/LCA, CRI/CRA e debêntures incentivadas no Imposto de Renda.

Imagem de construção na via.
Créditos da imagem: Unsplash/Jamar Penny.

A renda fixa oferece algumas opções bastante favoráveis a quem deseja aliar a previsibilidade de ganhos da RF e uma carga tributária menor, afinal alguns investimentos são isentos da cobrança de Imposto de Renda.

Entretanto, é preciso saber que esses investimentos devem ser informados na sua Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, mesmo que você não fique devendo para o Leão.

Logo, preparamos nesse post tutoriais passo-a-passo, para que você possa declarar suas aplicações em LCIs, LCAs, CRIs, CRAs e Debêntures de Infraestrutura (ou Incentivadas) corretamente no IRPF 2022.

Índice

Declarando a posse dos ativos no Imposto de Renda

Primeiramente, esses aportes feitos em LCIs, LCAs, CRIs, CRAs e Debêntures Incentivadas devem ser manifestados na ficha “Bens e Direitos” do Imposto de Renda.

A saber: as informações que serão usadas para preencher a Declaração de Ajuste Anual do IRPF 2022 constam no Informe de Rendimentos, no portal da corretora pela qual foram feitos os investimentos.

Assim sendo, siga os passos abaixo para a inclusão dos investimentos:

  1. Antes de mais nada, abra o Programa Gerador da Declaração (PGD) do Imposto de Renda; então, clique no botão “Bens e Direitos”:
  1. Em seguida, clique no botão “Novo”, que se encontra no canto inferior direito da página para adicionar um novo ativo:
  1. Ao passo que você deve escolher o grupo “04 – Aplicações e Investimentos”:
  1. E logo após, o código “03 – Títulos isentos de tributação (LCI, LCA, CRI, CRA, LIG, Debêntures de Infraestrutura)”:
  1. Finalmente agora, preencha os campos “CNPJ”, “Discriminação” com os dados do título e “Situação em 31/12/2021” com o valor informado no Informe da corretora:
  1. Se acaso tiver mais de um investimento nessa classe, repita esses passos.

“E se meu investimento tiver vencido em 2021?” Informando os rendimentos no Imposto de Renda

Caso eventualmente seu investimento tenha vencido no ano de 2021, será necessário informar à Receita Federal os rendimentos que obteve com ele na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, mesmo que não haja imposto a recolher sobre esses ganhos.

Dessa maneira, com o Informe de Rendimentos da sua corretora de valores em mãos, abra o programa do IRPF 2022 e proceda da seguinte maneira:

  1. Retorne ao item adicionado em Bens e Direitos que se refere a seu investimento, desça até o final da página, e clique no botão “Informar Rendimento Isento” conforme abaixo:
  1. Então, será mostrada a ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” do Imposto de Renda associada a seu investimento. Nela, as informações do beneficiário e da fonte pagadora já virão pré-preenchidos a partir dos dados informados em “Bens e Direitos”. Portanto, no campo “Valor” deverá ser comunicado o rendimento do investimento sobre o tempo que o carregou:

“Estou perdido preenchendo a Declaração do Imposto de Renda sozinho. E agora?”

Imagem do professor Jhonny Martins. Ele tem a pele bronzeada, cabelos e olhos escuros e barba por fazer. Ele está sorrindo, vestindo uma camiseta preta e pulseira azul no braço direito. Está sentado com um computador à sua frente e uma mão sobre a outra.
Créditos da imagem: Finclass.

Se essa é a sua primeira vez de frente com o Leão e você está com medo de cair na malha fina do Imposto de Renda, não se preocupe.

Esses posts vão te auxiliar a declarar seus ativos no IRPF 2022 da forma correta:

Da mesma maneira, também temos uma série especial de aulas teóricas e práticas sobre o Imposto de Renda, que você já pode conferir dentro da plataforma.

Jhonny Martins, que é vice-presidente do SERAC Contabilidade, advogado e estrategista tributário com 20 anos de experiência no mercado foi o convidado para mostrar como se faz na prática e tirar todas as suas dúvidas sobre a lógica do IRPF 2022.

Afinal de contas, uma declaração de Imposto de Renda bem-feita pode não só te fazer desembolsar menos dinheiro com tributos esse ano, mas também fazer você receber uma restituição de parte dos impostos pago em 2021.

Assine já a Finclass e assista às aulas do Jhonny, que é uma autoridade quando o assunto é Imposto de Renda para investidores!

Hugo Gonçalves
Hugo Gonçalveshttps://finclass.com/
Hugo é copywriter no Grupo PRIMO. Trabalha com finanças há mais de 7 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments