InícioImposto de RendaImposto de Renda: Como declarar CDBs e Debêntures passo-a-passo

Imposto de Renda: Como declarar CDBs e Debêntures passo-a-passo

No post de hoje, trazemos tutoriais completos com o passo-a-passo para declarar seus investimentos em CDBs e debêntures comuns no Imposto de Renda.

Imagem de dois prédios: HSBC e Citibank.
Créditos da imagem: Unsplash/Mikel Parera.

Alguns tipos de aplicação de renda fixa, em especial os CDBs, são cada vez mais comuns ao investidor, e muito disso se deve à ascensão dos bancos digitais e corretoras de valores, que possuem essas ofertas de forma simplificada para seus clientes; entretanto, é preciso saber que esses investimentos estão passíveis à cobrança de Imposto de Renda.

Portanto, preparamos nesse post tutoriais passo-a-passo, para que você possa declarar suas aplicações em CDBs, RDBs e Debêntures Comuns (Não-Incentivadas) corretamente no Imposto de Renda em 2022.

Atenção: se você possuir debêntures de infraestrutura na sua carteira – também conhecidas como debêntures incentivadas, pois não há cobrança de IR nelas -, veja esse post!

Índice

Declarando a posse dos ativos no Imposto de Renda

Em primeiro lugar, os aportes feitos em CDBs, RDBs e Debêntures comuns (não-incentivadas) devem ser declarados na ficha “Bens e Direitos” do Imposto de Renda.

A saber: as informações que deverão ser utilizadas no preenchimento da Declaração do IRPF 2022 constam no Informe de Rendimentos, disponível na corretora pela qual foram feitos os investimentos.

Portanto, siga os passos abaixo para a inclusão dos ativos:

  1. Primeiramente, abra o Programa Gerador da Declaração (PGD) do Imposto de Renda; então, clique no botão “Bens e Direitos”:
  1. A seguir, clique no botão “Novo”, que se encontra no canto inferior direito da página para adicionar um novo ativo:
  1. Posteriormente, escolha o grupo “04 – Aplicações e Investimentos”:
  1. Em seguida, selecione o código “02 – Títulos públicos e privados sujeitos à tributação”:
  1. Logo após, preencha os campos “CNPJ”, “Discriminação” com os dados do título e “Situação em 31/12/2021” com o valor informado no Informe da corretora:
  1. Finalmente agora, repita esses passos caso tenha mais de um título.

“E se meu investimento tiver vencido em 2021?” Informando os rendimentos no Imposto de Renda

Caso algum de seus CDBs ou debêntures tenha vencido no ano passado, será necessário informar os rendimentos na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda.

Portanto, com o Informe de Rendimentos da sua corretora em mãos, proceda da seguinte maneira dentro do programa do IRPF 2022:

  1. Volte ao item adicionado em Bens e Direitos referente a seu investimento, desça até o final da página, e clique no botão “Informar Rendimento Exclusivo” conforme mostrado abaixo:
  1. Após clicar no botão, será mostrada a ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva” do Imposto de Renda associada ao investimento. Nela, as informações do beneficiário e da fonte pagadora já virão pré-preenchidos a partir dos dados informados em “Bens e Direitos”. Portanto, no campo “Valor” deverá ser comunicado o rendimento do investimento sobre o tempo que o carregou:

“Estou perdido preenchendo a Declaração do Imposto de Renda sozinho. E agora?”

Imagem do professor Jhonny Martins. Ele tem a pele bronzeada, cabelos e olhos escuros e barba por fazer. Ele está sorrindo, vestindo uma camiseta preta e pulseira azul no braço direito. Está sentado com um computador à sua frente e uma mão sobre a outra.
Créditos da imagem: Finclass.

Se é sua primeira vez prestando contas para o Leão e você está inseguro, ou com medo de cair na malha fina, não se preocupe.

Esses posts vão te auxiliar a declarar seus ativos no IRPF 2022 da forma correta:

Da mesma forma, preparamos também uma série especial de aulas teóricas e práticas sobre o Imposto de Renda, que você já pode conferir dentro da nossa plataforma.

Jhonny Martins, que é vice-presidente do SERAC Contabilidade, advogado e estrategista tributário com 20 anos de experiência no mercado foi o convidado para mostrar como se faz na prática e tirar todas as suas dúvidas sobre a lógica do IRPF 2022.

Afinal de contas, uma declaração de Imposto de Renda bem-feita pode não só te fazer desembolsar menos dinheiro com tributos esse ano, como também fazer você receber uma restituição de parte dos impostos pago em 2021.

Assine já a Finclass e assista às aulas do Jhonny, que é uma autoridade quando o assunto é Imposto de Renda para investidores!


Hugo Gonçalves
Hugo Gonçalveshttps://finclass.com/
Hugo é copywriter no Grupo PRIMO. Trabalha com finanças há mais de 7 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments