InícioEmpresas da BolsaVale a pena comprar ações da Petrobras (PETR4, PETR3)?

Vale a pena comprar ações da Petrobras (PETR4, PETR3)?

Conheça mais sobre a Petrobras, petrolífera pagadora de altos dividendos, e mesmo fundada há mais de meio século, inegavelmente se mantém relevante e é uma das maiores empresas da Bolsa.

Foto de uma plataforma de petróleo no meio do mar.
Créditos da imagem: Zachary Theodore/Unsplash

Pense em uma empresa que atravessou uma ditadura militar; posteriormente o Plano Collor; nesse meio tempo passou por mais de 15 presidentes diferentes e ainda sim se mantém relevante como uma das principais empresas da Bolsa de Valores no Brasil: essa é a Petrobras.

Com mais de 60 anos de história, hoje a Petrobras conta com mais de 820 mil acionistas não só na Bolsa de São Paulo, como também em Nova Iorque.

Conheça neste artigo um pouco mais sobre a petroleira e entenda porque ela ainda é uma das principais empresas da Bolsa brasileira.

O que é a Petrobras?

A Petrobras é a maior empresa petrolífera do Brasil. Ela trabalha na extração e no refino em território brasileiro, e hoje está entre as top 3 maiores empresas brasileiras da bolsa de valores.

Na parte da extração, a grande maioria é retirada em campos marítimos de águas profundas e ultraprofundas no Brasil, o que representou 95% da produção total em 2021, por exemplo.

Já a atividade de refino refere-se a atividade de transformar o óleo bruto, extraído dos campos, nos produtos que utilizamos no dia a dia.

Mas a história da Petrobras não começa desse século; ela se inicia na década de 1960 com um dos líderes mais famosos do Brasil: Getúlio Vargas.

Histórico da Petrobras

Imagem antiga em preto e branco de uma reunião de executivos com o backdrop da campanha “O petróleo é nosso”.Créditos da imagem: Acervo “Memória Petrobras”.

A princípio, entre a década de 1930 e 1940, dois poços de petróleo haviam sido descobertos na Bahia, o que causou a comoção de empresários, autoridades e populares.

Ao passo que o crescimento econômico do país era proeminente e havia o aumento exponencial no consumo do combustível, foi organizada então a campanha “O petróleo é nosso” com o objetivo de nacionalizar sua exploração.

A Petróleo Brasileiro S/A, ou Petrobras, como é popularmente conhecida, surgiu em 1953 na antiga capital do país, Rio de Janeiro, através de uma lei sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas.

Composição acionária

Créditos da imagem: Divulgação/Petrobras.

A Petrobras é uma sociedade de economia mista, ou seja, uma estatal que também é listada na Bolsa de Valores.

Leia também: O mercado de capitais é importante e nós podemos te provar!

Em primeiro lugar, as ações da petroleira são divididas em duas classes distintas: as ações ordinárias, representadas pelo ticker PETR3, e as ações preferenciais, representadas pelo ticker PETR4.  

Em suma, o grupo controlador da Petrobras detém 36,61% das ações totais, sendo composto pelas seguintes partes:

  • Governo Federal, que possui 50,26% das ações ordinárias;
  • Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), que possui 2,41% das ações preferenciais;
  • E pela BNDES Participações S.A. (BNDESPar), uma holding do banco que investe em empresas segundo os interesses da União, e do mesmo modo possui 16,07% das ações preferenciais.

Em contrapartida, os demais acionistas são representados por:

  • 17,65% de investidores brasileiros;
  • e 45,74% de investidores estrangeiros (dados de 31/10/2022).

Em síntese, os investidores que têm em suas carteiras ações ordinárias podem participar na tomada de decisões de uma empresa.

Por outro lado, aqueles que possuem ações preferenciais possuem prioridade no pagamento de proventos aos acionistas.

Atualmente as ações da empresa são negociadas nas Bolsas de Valores de São Paulo (B3) e, similarmente são negociadas em Nova Iorque (NYSE), através de ADRs.

Em suma: ADRs, ou American Depositary Receipts, são uma forma de pessoas investirem em empresas globais através da Bolsa de Valores de Nova Iorque.

É comparável aos BDRs, ou Brazilian Depositary Receipts, que por outro lado permitem a brasileiros a investirem em empresas internacionais na B3.

Atividades da Petrobras

Imagem aérea do navio-sonda NS-45 (Brava Star).Créditos da imagem: Alexandre Gentil/Agência Petrobras.

A Petrobras possui como suas principais atividades a exploração, produção, e comercialização de petróleo e gás natural; seu refinotransporte e a geração de energia elétrica.

Exploração e produção de petróleo e gás

A petrolífera conta com três tipos de plataformas no mar.

Em síntese, são elas: uma de perfuração; uma de produção (de onde se retira o petróleo e se separam água, gás natural e óleo); e uma híbrida, ou seja, que consegue desenvolver as duas atividades.

Em 2006, foi encontrada uma reserva de petróleo em uma espessa camada de rochas sedimentares que surgiram há mais de 100 milhões de anos, no vão criado a partir da separação da África e das Américas, e que se encontra a 7km de profundidade.

Essa camada se chama pré-sal.

Atualmente a Petrobras é mundialmente reconhecida como a maior empresa operadora de equipamentos submarinos para águas profundas e ultra profundas do planeta, posto que sua tecnologia de extração do petróleo da camada pré-sal possui uma capacidade de produção de 2.2 milhões de barris por dia.

Refino

O petróleo que é mais encontrado no Brasil é do tipo pesado, que é mais denso, então a atividade de refino é essencial na fabricação do combustível usado nos veículos, seja ele o diesel ou a gasolina.

Hoje a Petrobras possui 13 refinarias no Brasil que processam o petróleo e em adição aos combustíveis veiculares, com a finalidade de produzir os seguintes derivados:

  • Lubrificantes;
  • Querosene de aviação;
  • Gás liquefeito de petróleo (GLP);
  • Nafta;
  • Entre outros.

Além disso, a empresa conta com uma unidade de processamento de xisto no estado do Paraná, e o antigo Complexo Petroquímico de Itaboraí está sendo reformado para se transformar no Polo GasLub, que promete ser um dos principais hubs de gás natural do pré-sal no país.

Transporte

Transpetro, subsidiária da Petrobras, é responsável por uma rede que sustenta a cadeia produtiva e conta com:

  • Oleodutos;
  • Gasodutos;
  • Navios-petroleiros;
  • Terminais terrestres e aquaviários.

Os oleodutos e gasodutos superam 14000 km de extensão e conduzem as matérias-primas. Por outro lado, nos terminais armazena-se o petróleo antes de ser refinado ou exportado.

Geração de energia elétrica

A partir de 2000, a Petrobras passou a contar com um parque gerador de energia termelétrica, que tem a capacidade produtiva de aproximadamente 6000 MW e está distribuído em 20 usinas ao redor do país.

A saber, são elas:

  • Termomacaé, localizada na cidade de Macaé/RJ;
  • Arembepe, localizada na cidade de Camaçari/BA;
  • Bahia I, localizada na cidade de Camaçari/BA;
  • Baixada Fluminense, localizada na cidade de Seropédica/RJ;
  • Canoas, localizada na cidade de Canoas/RS;
  • Cubatão, localizada na cidade de Cubatão/SP;
  • Ibirité, localizada na cidade de Ibirité/MG;
  • Jaraqui, localizada na cidade de Manaus/AM;
  • Juiz de Fora, localizada na cidade de Juiz de Fora/MG;
  • Muricy, localizada na cidade de Camaçari/BA;
  • Nova Piratininga, localizada na cidade de São Paulo/SP;
  • Piratininga, localizada na cidade de São Paulo/SP;
  • Seropédica, localizada na cidade de Seropédica/RJ;
  • Tambaqui, localizada na cidade de Manaus/AM;
  • Termobahia (antiga Termobahia Fase I), localizada na cidade de São Francisco do Conde/BA;
  • Termocamaçari, localizada na cidade de Camaçari/BA;
  • Termoceará, localizada na cidade de Caucaia/CE;
  • Termorio, localizada na cidade de Duque de Caxias/RJ;
  • Três Lagoas, localizada na cidade de Três Lagoas/MS;
  • Vale do Açu, localizada na cidade de Alto do Rodrigues/RN.

As usinas são integradas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e, portanto, dão apoio à população no fornecimento de energia elétrica, no caso de crises hídricas.

ESG – Meio ambiente, social e governança

Três funcionários da companhia trajando vestes de segurança e equipamento de proteção individual, caminhando.Créditos da imagem: Divulgação/Petrobras.

A estatal vem se adaptando às novas práticas de ESG, sendo assim estabeleceu objetivos para se adequar novo modelo de negócios, que levam em consideração o meio-ambiente, o contexto social e a governança corporativa.

Só para exemplificar, os principais são:

  • Ser uma empresa carbono neutro e, como resultado, influenciar sua cadeia de suprimentos a alcançar os mesmos objetivos dentro do prazo firmado no Acordo de Paris;
  • Chegar a zero fatalidades medidas pela Taxa de Acidentados Registráveis por milhão de homens-hora (TAR), que hoje se encontra em 0,56, ou em outras palavras, seu menor nível em seis anos;
  • Evoluir com o programa de integridade da companhia, que em virtude de suas ações a Petrobras foi reconhecida como vítima nos esquemas de corrupção pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ).

Como comprar ações da Petrobras?

O processo é o mesmo para qualquer outra empresa. Basta ir à plataforma de sua corretora de investimentos (ou o Home Broker), e digitar o código das ações. 

E como você viu neste artigo, você pode comprar as ações ordinárias (PETR3, aquelas destinadas aos investidores que querem ter o controle das decisões da empresa), ou as ações preferenciais (PETR4, aquelas que dão preferência na distribuição de proventos).

Vamos fazer uma simulação utilizando a corretora XP Investimentos para ficar mais claro.

Ao acessar a sua conta, clique em Home Broker. Uma tela parecida com essa aparecerá:

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente

Após isso, pesquise o ticker da Petrobras (PETR4 ou PETR3) em um dos quadrados do meio (Caso ele não apareça, clique no ícone do canto superior esquerdo chamado “Book de ofertas”).

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

Depois disso, basta clicar em comprar e selecionar a quantidade de ações que você quer.

Tela de celular com aplicativo aberto

Descrição gerada automaticamente

Mas lembre-se: o lote padrão é de 100 ações. Caso queira comprar uma quantidade menor, utilize a letra F de fracionado no final do código da ação.

Quais são os tipos de ações da Petrobras?

Como mencionamos acima, a Petrobras possui dois tipos de ações: ordinárias e preferenciais.

De forma resumida, as ações ordinárias dão direito aos seus detentores a darem votos nas assembleias da empresa. 

Já as ações preferenciais dão preferência ao investidor no recebimento de dividendos da empresa – e até dividendos de no mínimo 10% maiores do que os atribuídos às ações ordinárias. 

PETR3

O ticker para as ações ordinárias da Petrobras é o PETR3. Em Outubro de 2022, a Petrobras reportou em sua composição acionária cerca de 7,4 milhões de ações ordinárias (PETR3 e PBR, sendo esta uma ADR negociada em bolsas estrangeiras).

PETR4

O ticker para as ações preferenciais da Petrobras é o PETR4. Em outubro de 2022, a Petrobras reportou em sua composição acionária cerca de 5,6 milhões de ações preferenciais (PETR3 e PBR-A. Essa última também é uma ADR, como a PBR).

Investir na Petrobras a longo prazo: vale a pena?

Isso demonstra como hoje é muito acessível aos pequenos investidores terem uma participação de uma empresa tão grande como a Petrobras.

Entretanto, há um certo risco inerente à companhia que pode fazer você pensar duas vezes antes de investir nela.

A Petrobras, mesmo sendo uma das maiores empresas do Brasil (de vez em quando, é a maior), ela permanece sendo bem polêmica. E o principal motivo é por causa do seu maior controlador: o governo.

Isso porque em diversos momentos a Petrobras entra em pauta nas notícias. Uma ala diz que o preço do petróleo, quando está muito alto, deve ser subsidiado pelo governo para que os mais pobres não sofram, segundo eles.

Isso foi feito durante o governo Dilma em 2015, o que fez com que a Petrobras se endividasse muito. A contenção de preços havia gerado uma perda de R$ 100 bilhões para a petrolífera.

Fotos grátis de Gasolina

Após o Impeachment da ex-presidente, a Petrobras voltou a adotar uma política de preços chamada Preço de Paridade de Importação, ou PPI. ou seja, ela começou a seguir o preço praticado no mundo todo. 

Porém, o fantasma do subsídio nunca foi embora.

Até mesmo o ex-presidente Jair Bolsonaro (alguém considerado mais alinhado ao mercado) voltou a criticar a política de preços adotada hoje. Ou seja, o risco político está forte na Petrobras, e esse é um dos principais motivos pelo qual faz com que diversos analistas pensem duas vezes antes de investir na petrolífera.

Segundo Aline Tavares, analista de ações da Spiti, esse cenário pode se mostrar perigoso para a petrolífera no longo prazo.

“Em função do resultado das eleições de 2022, tentativas de bloqueio da distribuição de dividendos e últimas declarações do governo eleito em torno da política de preços da Petrobras, existe um risco de interferência política cada vez maior na companhia.”, segundo a analista. 

“Caso o preço do petróleo se mantenha em patamares mais baixos, talvez o risco de interferência diminua. Mas o cenário macroeconômico não demonstra que isso aconteça tão cedo”.

Por fim, ela completa dizendo que há uma oportunidade na B3  no setor de petróleo que muitas pessoas desconhecem.

Existe uma oportunidade no setor petrolífero que pode trazer muito mais vantagens ao investidor que busca ter mais dinheiro no longo prazo, e bem mais segura do que a Petrobras”.

Conclusão

Fundada no início da década de 1950, inegavelmente a Petrobras é uma das principais petrolíferas do mundo; e apesar de ser uma empresa antiga, é uma instituição que vem se adaptando às demandas do século XXI e se modernizando de acordo com as tendências de mercado.

Quer conhecer melhor sobre a Bolsa de Valores, saber como analisar as empresas e poder determinar com propriedade quais ativos ter em sua carteira?

Na Finclass, você encontra conteúdo produzido com professores especialistas em suas áreas de atuação, para que você aprenda a analisar as empresas de uma vez por todas.

Clique na imagem abaixo para assinar a plataforma e não perder essas aulas:

Hugo Gonçalves
Hugo Gonçalveshttps://finclass.com/
Hugo é copywriter no Grupo PRIMO. Trabalha com finanças há mais de 7 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments