InícioBiografiasConheça a sua professora: Marilia Fontes, especialista em Renda Fixa

Conheça a sua professora: Marilia Fontes, especialista em Renda Fixa

  • Nome: Marilia Fontes
  • Atuação: sócia-fundadora da Nord Research e analista de Renda Fixa  
  • Local de nascimento: São Paulo (SP), Brasil  
  • Data de nascimento: 3 de outubro de 1985  
  • Aula na Finclass: Renda Fixa 

A aula de Renda Fixa que você encontra na plataforma da Finclass conta com uma grande especialista ministrando o conteúdo. Estamos falando de Marilia Fontes, profissional com 15 anos de experiência no mercado financeiro. 

Neste artigo, vamos te mostrar um pouco mais sobra a trajetória dessa profissional. Desse modo, você vai poder conhecer um pouco mais sobre a sua professora e entender o porquê de ela ser a pessoa certa para te ajudar a ser um melhor investidor de Renda Fixa. 

Fique com a gente e confira a seguir a nossa minibiografia da Marilia Fontes. 

Quem é Marilia Fontes? 

Marilia Fontes é uma profissional com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro. Durante essa trajetória, ela trabalhou em grandes gestoras, como Itaú, Mauá Capital e Kondor.  

O seu foco principal no início de carreira foi gerir as carteiras de Renda Fixa dessas gestoras. Por isso, depois de 7 anos atuando diretamente na compra de ativos, ela migrou para a área de análise com o objetivo de ajudar a disseminar a educação financeira no Brasil.  

Primeiramente, atuando como analista de Renda Fixa da Empiricus e, anos depois, criando a sua própria casa de análise de investimentos, a Nord Research.   

Abaixo vamos contar a trajetória dessa grande especialista com mais detalhes. Siga com a gente para saber mais.  

Trajetória Profissional: início de carreira de Marilia Fontes 

Trajetória acadêmica 

Marilia Fontes é economista formada pelo Insper, mais especificamente no ano de 2008.  

Essa tradicional instituição de ensino superior, localizada na cidade de São Paulo, também foi o local onde ela fez o seu mestrado em Economia.  

Na parte de certificações, Marilia tirou duas das mais tradicionais do mercado financeiro.  

A primeira delas foi a CGA (Certificação de Gestores ANBIMA), utilizada para a sua atuação no início de sua carreira. Essa certificação habilita os investidores a atuarem na gestão profissional de recursos de terceiros em fundos de investimento. 

A segunda é o CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento), pré-requisito para a atuação profissional de Marilia atualmente. Essa certificação é necessária para habilitar profissionais que realizam análises e recomendações de investimentos.  

Início da trajetória profissional 

Assim como a sua carreira acadêmica, a trajetória profissional de Marilia Fontes também foi bastante coesa em relação à área de atuação.  

Desde os seus primeiros passos, a economista atuou no mercado de Renda Fixa. Portanto, a sua longa bagagem permitiu cada vez mais experiência e conhecimento. 

Marilia Fontes biografia
Marilia Fontes atuou na gestão de fundos (Foto: Acervo Finclass)

O primeiro trabalho de Marilia foi no Itaú Hedge Funds, onde atuou de 2008 a 2009. 

Para quem não está familiarizado, Hedge Fund, em tradução livre para o português seriam os chamados fundos multimercado.  

Os fundos multimercado podem ter variadas estratégias de alocação. Ou seja, é permitido que ele faça aportes em diferentes classes de ativos sem a necessidade de focar apenas em uma delas. Por exemplo: renda fixa, ações, câmbio, entre outros. Marilia era responsável pelas carteira de renda fixa. 

Logo após, Marilia Fontes migrou para a Mauá Capital, gestora de recursos de investimentos. Lá, atuou por cinco anos, de 2009 a 2014, na gestão do portfólio de renda fixa.  

O seu último trabalho como gestora de recursos de clientes aconteceu entre 2014 e 2015. Marilia foi contratada para gerir o portfólio de renda fixa da Kondor, outra administradora e gestora de recursos financeiros.  

Nessas gestoras, no entanto, Marilia Fontes tinha um foco maior na gestão direta de recursos, que eram geralmente de grandes investidores com aportes altíssimos — geralmente na casa dos bilhões de reais.  

Além disso, havia pouca comunicação direta com esses investidores, já que as conversas eram mediadas por outros profissionais. 

Portanto, a partir de 2016, Marilia resolveu mudar o seu foco de atuação, como você poderá acompanhar no próximo tópico.  

Entrada na Empiricus e criação da Nord Research 

Em 2016, Marilia Fontes aceitou o convite para fazer parte do quadro de analistas da Empiricus, empresa especializada em analisar e produzir conteúdo sobre investimentos.  

Diferentemente do que tinha feito até então, ela passaria agora a falar diretamente com pequenos investidores. 

Dessa forma, ela passou a ter um compromisso não só de recomendação de investimentos, mas também de contribuiu com a educação financeira. Isso porque os pequenos investidores, por muitas vezes, precisam não só saber onde investir, mas também entender o porquê estão investindo em determinado ativo.  

Com essa missão, Marilia iniciou uma trajetória de sucesso e consolidação como educadora financeira. 

Na Empiricus, onde atuou de 2016 a 2018, ela foi a analista fundadora e responsável por dois relatórios: o Tesouro Empiricus e o Empiricus Renda Fixa.  

A partir do seu trabalho, ela foi uma das responsáveis por possibilitar aos pequenos investidores o acesso aos mesmos materiais e conhecimentos dos grandes players do mercado de capitais.  

Buscando ampliar ainda mais essa sua atuação, Marilia Fontes decidiu criar, em conjunto com outros profissionais, a sua própria casa de análises de investimentos. 

Foi aí que surgiu a Nord Research, no ano de 2018, da qual ela é sócia-fundadora e também analista de Renda Fixa.  

Marilia Fontes Nord Research
Marilia Fontes é sócia-fundadora da casa de análises Nord Research (Foto: Divulgação)

Desde então, Marilia Fontes foca o seu trabalho em transmitir conhecimento de qualidade aos pequenos investidores por meio de seus relatórios, recomendações e outras fontes de conteúdo.  

Com isso, o convite para que ela ministrasse uma aula da Finclass foi natural, já que ela compartilha do mesmo objetivo que a gente: democratizar a educação financeira em todo o Brasil.  

Livro: Renda Fixa não é Fixa 

Não bastasse a trajetória profissional e acadêmica, Marilia Fontes ainda é autora de um livro bastante aclamado sobre o seu tema de domínio. Estamos falando da obra “Renda Fixa não é Fixa”. 

Nele, Marilia Fontes explica todos os detalhes sobre o funcionamento e formação de preços nos investimentos em Renda Fixa, isso com linguagem simples e fácil.  

O objetivo é desmistificar para o leitor o conceito de que essa classe de ativos é somente uma opção segura e pouco rentável. É possível também ganhar e perder muito dinheiro na renda fixa.  

Ou seja, ter conhecimento sobre o tema pode ser a diferença entre ganhar muito dinheiro ou amargurar perdas enormes nessa classe de ativos. 

Marilia Fontes ensina sobre Renda Fixa na Finclass 

Além de todos esses atributos, Marilia Fontes também é uma das professoras da Finclass!  

Ela ministra a aula de Renda Fixa em nossa plataforma e compartilha todo o seu conhecimento adquirido em 15 anos de mercado financeiro, assim como alguns insights do seu livro sobre o tema. 

Na aula da Finclass, você vai aprender conceitos como: 

  • O funcionamento dos principais investimentos de Renda Fixa, como os títulos do Tesouro prefixados, pós-fixados e atrelados à inflação, CDBs, LCIs, LCAs, debêntures, CRIs, CRAs, entre outros.   
  • Entender o porquê de a Renda Fixa não ser fixa e como isso impacta na forma de investir. 
  • Compreender os riscos implícitos na Renda Fixa e saber como analisar os cenários para não ter perda de dinheiro.  
  • Saber como analisar as oscilações e os cenários macroeconômicos para aproveitar momentos favoráveis e ganhar dinheiro com a Renda Fixa. 
Marilia Fontes na Finclass
Confira a Finclass de Marilia Fontes sobre Renda Fixa (Foto: Acervo Finclass)

Se você é nosso assinante e ainda não viu essa aula, corra para assistir, pois trata-se de uma das aulas mais elogiadas da plataforma.  

Já se você não é assinante, corra para fazer a sua assinatura e assistir o quanto antes a aula de Renda Fixa da Marilia Fontes. 

Clique e assine a Finclass agora mesmo! 

Hugo Gonçalves
Hugo Gonçalveshttps://finclass.com/
Hugo é copywriter no Grupo PRIMO. Trabalha com finanças há mais de 7 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments