InícioInvestimentosComo investir na bolsa: aprenda a comprar ações, FIIs e ETFs na...

Como investir na bolsa: aprenda a comprar ações, FIIs e ETFs na prática

Aprenda como investir na bolsa de forma prática e detalhada em nosso artigo. 

A migração dos investimentos das pessoas físicas para a bolsa de valores é algo que felizmente está cada vez mais forte aqui no Brasil. Pouco tempo atrás, no começo de 2019, tínhamos menos de 1 milhão de investidores na B3. Em 2022, esse número já ultrapassa a faixa dos 5 milhões

Apesar desse número expressivo, há ainda muito espaço para desenvolvimento. Afinal, o nosso país conta com mais de 210 milhões de habitantes. Sabendo disso, escrevemos esse artigo para você que quer aprender como investir na bolsa, mas ainda tem receio ou não sabe como fazer na prática. 

A seguir, você vai encontrar um passo a passo detalhado para aprender como investir na bolsa e, dessa forma, iniciar o seu caminho rumo à liberdade financeira por meio dos investimentos. Confira! 

Como investir na bolsa na prática
Aprenda como investir na bolsa na prática (Foto: Unsplash)

Abrindo uma conta na corretora 

O primeiro passo para investir na bolsa é abrir uma conta em uma corretora. Para quem não sabe, essas são as instituições habilitadas para fazer a intermediação entre você pessoa física e a bolsa de valores. Por isso, é por meio delas que você vai conseguir comprar as suas ações, Fiis e ETFs. 

Para ilustrar o nosso passo a passo, vamos usar a corretora Rico. Existem, no entanto, diversas opções de corretoras, como a do Banco Inter, NuInvest, XP, entre outras. Fique à vontade para escolher a opção de sua preferência. 

O fundamental é apenas que você procure corretoras confiáveis e consolidadas. Ao mesmo tempo, no entanto, evite opções que cobrem muitas taxas, já que isso pode aumentar os custos do seu aporte e interferir na rentabilidade dos seus investimentos. 

A Rico, por exemplo, oferece taxa zero para as principais classes de investimentos e é uma opção interessante para você que está começando.   

Para abrir uma conta na corretora é bem simples. Basta ir ao site oficial e clicar em “criar minha conta”.   

Como investir na bolsa: criando conta
Clique na caixa e crie a conta.

Logo após, você será redirecionado para o preenchimento dos dados. 

Por se tratar de uma instituição financeira, serão solicitadas informações detalhadas, como os dados de moradia, emprego, faixa de renda, patrimônio, entre outros dados.  

Como o foco do artigo é ensinar a compra na prática, não vamos nos estender nessa parte. De qualquer forma, vale ressaltar que o processo para criação de conta é bem simples e intuitivo. Em cerca de 5 minutos é possível preencher tudo. 

Depois de preencher os dados, aguarde a confirmação da abertura de conta. Se tudo estiver certo, esse processo acontece rapidinho. Agora você está apto para pegar a senha e número da conta para realizar o seu primeiro login. 

Entrando na conta 

Para fazer o seu primeiro login, volte para a página inicial do site e clique em “entrar”. Você será redirecionado para a página de acesso, conforme a imagem abaixo. 

Digite o número da sua conta e clique em avançar. Logo após, você vai entrar na página da confirmação de senha (mostrada na imagem abaixo). 

Página de senha da Rico.
Digite a senha criada no cadastro.

Basta digitar a senha que você escolheu para a conta. 

Vale só um adendo nesse momento. Antes de efetivar a sua entrada, o site da Rico vai pedir para que você valide o número do token. Esse número pode ser encontrado na parte de baixo do aplicativo para celular da Rico.  

Para quem ainda não conhece, o token é um sistema de segurança utilizado pelas instituições financeiras para evitar fraudes. Portanto, ele é uma proteção para a sua conta no momento do acesso.  

Agora que você tem o código, digite os seis dígitos fornecido pelo token e pronto! Você estará logado em sua conta.  

Como investir na bolsa: comprando ações  

Agora você finalmente está com a conta criada! Você vai entrar em uma página com o menu parecido com a imagem abaixo: 

Nele, você consegue perceber que no canto direito está o acesso ao Home Broker. Esse espaço é o local onde você compra os seus ativos na bolsa de valores. 

Se você abrir o link, vai perceber diversos códigos, gráficos e números na tela. Isso pode assustar em um primeiro momento para quem é iniciante.  

A boa notícia é que na plataforma da Rico — e também em algumas outras — você não precisa comprar as suas ações diretamente no home broker. Você pode adquiri-las ao clicar na aba “investimentos” no menu e depois em “ações”. 

Logo após, será aberta a página abaixo: 

Role a tela até a parte de baixo e você vai encontrar o seguinte quadro: 

Comprando na prática 

Aqui, você só vai precisar preencher o código da empresa e a quantidade de cotas que você pretende adquirir.  

Para fins didáticos, escolhemos as ações da Engie, empresa do setor de energia elétrica.  

Portanto, nesse caso, baixa você ir na caixinha “Empresa/Código” e digitar o nome da empresa (Engie) ou o código (EGIE3F), conforme imagem abaixo. 

Você deve estar se perguntando: o que é essa letra F no código da empresa? Nós vamos te explicar:  

Essa letra significa que você está comprando as ações no chamado mercado fracionário.  

Geralmente, as empresas são negociadas em lotes de 100 ações. 

O problema, no entanto, é que para comprar essa quantidade de ações, você deverá desembolsar um grande montante de dinheiro em um único aporte. Em nosso exemplo, para comprar um lote de Engie seria necessário desembolsar R$4.428,00. 

Portanto, para um investidor iniciante, costuma ser inviável financeiramente e até mesmo não recomendável um aporte desse tamanho em um único ativo.  

Para suprir a necessidade dos investidores que possuem menos dinheiro para os aportes, foi criado o mercado fracionário. Dessa forma, é possível comprar ações de uma em uma.  

Em nosso exemplo, compramos um total de 3 cotas de EGIE3F.  

Depois de preencher essas informações, basta clicar em “enviar”. 

Concluindo a compra 

Para fechar a sua compra, você agora deve confirmar os dados que aparecem na parte de cima da imagem abaixo. Veja com cautela todas as informações para evitar errar o nome da empresa ou o valor do aporte.  

Depois de conferir, agora é só digitar a senha da sua assinatura eletrônica — essa senha também é criado no momento que você realiza o cadastro na Rico.  

Como investir na bolsa: emitindo a ordem de compra.
Confirme a compra da ação com a sua senha.

Depois de digitar a senha, agora confirmar o aporte e está tudo certo! Você emitiu a ordem de compra da ação e vai receber a confirmação igual à da imagem abaixo.  

Como investir na bolsa: compra confirmada.
Ordem enviada.

Confirmando a compra da ação 

Para confirmar a sua compra, você deve agora voltar ao topo da tela e ir na aba “Minhas Ordens”. 

Menu "Minhas ordens" na corretora Rico.
Conferindo a sua compra.

Ao clicar, as suas ordens mais recentes devem aparecer diretamente na tela. Caso não apareça, no entanto, basta digitar o nome da empresa ou ticker da ação no campo de busca e você consegue observar a situação da operação. 

Como investir na bolsa: conferindo compra.
Confira a compra da ação na aba de pesquisa.

No caso abaixo, a operação está totalmente executada. Ou seja, nossas compras estão confirmadas e as ações da Engie já são nossas!  

Como investir na bolsa comprando ETFs 

Agora que você já sabe como investir em ações, fica muito mais fácil adquirir o restante dos ativos! 

Um exemplo disso é a compra de ETFs. 

Caso você ainda não conheça esse tipo de ativo, os ETFs são uma sigla para os Exchange-traded funds. Eles podem ser comparados a uma ação, só que a diferença é que eles seguem algum índice específico. 

Ou seja, normalmente os ETFs são vistos como um tipo de cesta com diversos ativos dentro dela. Eles costumam ser usados para diversificar os investimentos de uma forma maior e gastando menos. 

Para dar um exemplo, vamos falar do IVVB11. Esse ETF negociado na bolsa de valores brasileira replica o índice S&P 500, que reúne cerca de 500 das principais empresas da bolsa dos Estados Unidos. 

Portanto, ao comprar uma cota de IVVB11, você está adquirindo participação em algumas das principais empresas do mundo: Apple, Tesla, Google, Meta, entre outras. 

Para exemplificar, compramos esse ETF na prática. 

A boa notícia é que você pode comprar ETFs no mesmo local que você comprou ações. Portanto, não é preciso nem sair da página. Você pode adquirir ambos ao mesmo tempo. 

Representamos abaixo a compra do IVVB11. 

Como investir na bolsa: comprando ETFs.
Comprando IVVB11 na prática.

Basta digitar o código do ticker no mesmo local e escolher a quantidade. No caso, selecionamos uma cota de de IVVB11 e enviamos a ordem. 

O procedimento é o mesmo das ações. Basta confirmar as informações, digitar a sua senha eletrônica e pronto! Você comprou o seu ETF! 

Ordem enviada.

Como investir na bolsa comprando fundos imobiliários 

Por fim, vamos te ensinar como investir na bolsa agora comprando fundos imobiliários. 

Ao comprar diretamente no Home Broker, o local de emitir a sua ordem de compra é o mesmo.  

Especificamente no nosso exemplo da corretora Rico, no entanto, essa compra é feita em outro menu.   

Você deve clicar novamente na caixa “Investimentos” no topo da tela e dessa vez selecionar “fundos imobiliários”.  

A partir daí, o procedimento é o mesmo. Você rola o navegador até encontrar o menu mostrado pela imagem abaixo.  

Como investir na bolsa: menu de compra de Fiis.
Menu de compra de Fiis.

Digite o ticker que corresponde ao fundo imobiliário que você deseja comprar. Em nosso exemplo, com fins educacionais, selecionamos o Fii Mauá Capital Recebíveis Imobiliários, o MCCI11.  

Ele é um tipo de Fii que nomeamos com fundo de papel, ou seja, investe em certificados e títulos do mercado imobiliário, não diretamente nos imóveis.  

Retomando o nosso texto, insira então o nome do Fii ou o código dele e selecione a quantidade.  

Vale lembrar que para os fundos imobiliários não é necessário colocar a letra F na frente, já que cada cota possui um preço mais acessível e não é necessário um mercado fracionário.  

Só para exemplificar, selecionamos a compra de 2 cotas. Agora é só confirmar e enviar a intenção de compra. 

Por último, basta conferir as informações da transação, digitar a sua senha eletrônica e enviar a ordem.  

Compra confirmada.
Ordem enviada.

Pronto! A sua ordem foi enviada. 

Confirmando a compra da cota do Fii 

Agora só falta confirmar se a sua ordem foi executada com sucesso. Para isso, você deve novamente ir até o topo da tela e trocar para a aba “Minhas ordens”.  

Lá, geralmente as suas compras mais recentes já vão aparecer de forma automática. De qualquer forma, caso não apareçam, basta você digitar o código do Fii na caixa de busca e pronto! Está lá a confirmação.  

A nossa compra foi executada! Agora está tudo certo. Resta só esperar para fazer o seu novo aporte e seguir construindo a sua jornada rumo à independência financeira! 

Assine a Finclass e aprenda a investir cada vez melhor! 

Agora que você já sabe como investir na prática, chegou a hora de ampliar os conhecimentos para fazer escolhas cada vez melhores para os seus investimentos. 

E, para chegar a esse objetivo, a Finclass pode te ajudar! Em nossa plataforma, você encontra mais de 300 aulas sobre diversos temas diferentes que envolvem o mercado financeiro. 

Dessa forma, você pode ampliar os seus conhecimentos com os melhores profissionais do mercado financeiro. Como resultado, você vai investir cada vez melhor e conseguir maiores ganhos no longo prazo. 

Confira já mais informações sobre as nossas aulas em nosso site e assine para ampliar os seus conhecimentos no mercado financeiro! 

Hugo Gonçalves
Hugo Gonçalveshttps://finclass.com/
Hugo é copywriter no Grupo PRIMO. Trabalha com finanças há mais de 7 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments