InícioInvestimentosComo investir em ações, como funciona e como analisar? 

Como investir em ações, como funciona e como analisar? 

As ações são uma das classes de ativos mais vencedoras no longo prazo e que mais podem garantir boas rentabilidades nos investimentos. 

Caso você faça as escolhas certas, esses ativos podem te proporcionar ótimos retornos ao longo do tempo e te alçar à tão sonhada liberdade financeira. 

Muitas pessoas, porém, ainda não sabem informações básicas, o que acaba as inibindo de começar na prática. 

Pensando nisso, separamos este artigo para te dar todas as explicações. Nele você vai aprender como investir em ações, como funciona a dinâmica desse mercado e as principais estratégias para analisar esses ativos. 

Siga com a gente e aprenda tudo sobre o tema para começar a investir em ações! 

Como investir em ações.
Investir em ações exige preparo e aquisição de conhecimento (Foto: Unsplash) 

O que são ações? 

Antes de mais nada, é preciso entender o que de fato são as ações. 

Uma ação é uma pequena parte de participação em alguma empresa. 

Muitos educadores financeiros gostam de fazer a comparação com uma fatia de pizza. Afinal, as ações são como se fossem um pedaço de participação em uma companhia. 

A diferença é que uma empresa é dividida em milhões de fatias, que são compartilhadas entre diversos investidores. 

Como funciona investir em ações? 

Para investir em ações, você terá que abrir uma conta em uma corretora de valores mobiliários. Essa instituição é a responsável por intermediar a relação entre os compradores e vendedores de ações. 

Dessa forma, ao abrir a conta em uma corretora e solicitar a criação de um cadastro na B3, você automaticamente estará apto para negociar ações. 

Para comprar esses ativos, existem diferentes estratégias, como você vê a seguir.   

Curto Prazo 

Alguns investidores optam por investir em ações com uma estratégia de curto prazo. Como o nome já diz, nesses casos o investidor está comprando ativos com o objetivo de ter um retorno rápido. 

Essa é uma estratégia bastante arriscada. No entanto, existe um número considerável de investidores que preferem comprar ações visando o curto prazo. 

Existem algumas diferentes maneiras de investir para o curto prazo. Conheça mais a seguir. 

Day trade 

Uma das principais estratégias utilizadas por quem quer investir para o curto prazo é o day trade. 

Nela, os investidores buscam aproveitar as oscilações diárias da bolsa para comprar ações na baixa e vender na alta no mesmo dia, ficando com o lucro obtido após a operação. 

A estratégia para identificar as melhores alternativas nesses casos é por meio da análise técnica, que veremos com mais detalhes à frente no artigo.   

As operações de day trade são tributadas. Portanto, o investidor paga uma alíquota de imposto de renda de 20% sobre o lucro das vendas. Esse valor deve ser desembolsado mês a mês. 

Long & short 

Outra estratégia de curto-médio prazo que é bastante conhecida é a de long & short.  

A operação long & short é uma operação casada entre dois ativos e que é feita principalmente por investidores que utilizam a estratégia de aluguel de ações

No lado short da operação, o investidor vende a ação que ele alugou por acreditar que o preço dela vai cair no período de locação. Depois de receber o dinheiro, ele compra uma outra ação que ele acredita que vai subir nesse mesmo tempo, completando o lado long da operação. 

Caso esse investidor esteja certo, ele consegue lucrar com a diferença de preço entre os ativos na operação. Isso porque, no procedimento de aluguel de ações, ele tem a obrigação apenas de devolver o ativo que ele comprou, independentemente do preço que ele estiver.   

Na prática, depois que ele lucrou com a operação, poderá recomprar a ação que alugou por um preço menor, ficando com essa diferença de valorização ao devolver para o dono.  

O risco está no caso de a projeção estar errada. Afinal, esse investidor terá vendido uma ação que não pertence a ele, ou seja, na hora da devolução terá que pagar ao dono a diferença financeira do ativo. 

Longo Prazo 

Em contrapartida, outros investidores preferem investir em ações para o longo prazo.  

Ao investir em ações, você se torna sócio das empresas.
Ao investir para o longo prazo, o investidor tem como objetivo virar sócio da empresa (Foto: Pixabay) 

Nesse caso, o objetivo é virar sócio da empresa e acumular patrimônio ao longo do tempo. Com isso, é possível ir crescendo o montante aos poucos e garantindo tranquilidade financeira no decorrer da vida.  

Explicando de forma bastante abrangente, existem duas principais estratégias de longo prazo, que você vê a seguir. 

Crescimento 

A primeira delas é a estratégia de crescimento. Nesses casos, o investidor compra ações que ele acredita que têm potencial de grande valorização. 

Aqui estamos falando daquelas companhias de menor capitalização, que possuem um espaço bem maior para crescer ao longo do tempo. Em contrapartida, essas empresas não costumam pagar bons dividendos, já que o lucro é todo reinvestido para o crescimento desse negócio. 

Dividendos 

Já a outra estratégia mais comum é a de dividendos. Ela é mais adequada para aqueles investidores que querem garantir um fluxo de renda passiva, recebendo uma quantia de dinheiro todos os meses. 

A estratégia de dividendos busca investir em empresas mais sólidas, que já não tem grande espaço para crescimento. Por conta disso, essas companhias costumam repassar o seu lucro aos acionistas por meio do pagamento de dividendos. 

Essa é a estratégia mais eficiente para quem quer viver de renda, já que haverá um fluxo de dinheiro entrando na sua conta todos os meses, possibilitando que você possa usufruir deles sem precisar vender as suas ações. 

Como analisar ações? 

As análises de ações são separadas por dois tipos de estratégias principais. Conheça cada uma delas a seguir. 

Análise técnica 

A análise técnica é a forma de analisar ações que foca na interpretação de gráficos dos movimentos dos ativos. Dessa forma, é possível achar tendências da movimentação de determinada ação e tirar conclusões se ela tende a subir ou cair no curto prazo.  

Ela é uma técnica mais usada pelos investidores de curto prazo. Se engana, porém, quem acredita que ela não serve para investidores de longo prazo.  

Afinal, elas contribuem para uma análise completa de determinada ação se somada à forma que trataremos a seguir. 

Análise fundamentalista 

A outra forma de se avaliar as ações é por meio da análise fundamentalista. Nessa estratégia, o analista se debruça em diversas informações para tirar conclusões sobre a empresa.  

Por exemplo: balanços financeiros, dados do setor de atuação, informações macroeconômicas, dados históricos, preço do ativo, entre outros pontos. 

Dessa forma, é possível fazer uma análise completa de todas as informações para saber se determinada empresa é boa ou não para investir.  

Essa estratégia é mais utilizada por investidores de longo prazo, já que a análise aprofundada busca coletar informações para que esse investidor possa se tornar sócio da empresa, tendo segurança para mantê-la por um longo período.  

Como investir em ações

Para investir em ações com mais propriedade e segurança, é recomendável seguir um passo a passo com etapas antes de comprar os ativos na prática. Confira a seguir o que fazer. 

Investir em ações requer planejamento
Investir em ações requer planejamento (Foto: Pixabay) 

Passo 1 – Defina os seus objetivos 

Antes de qualquer coisa, é preciso primeiro saber quais são os seus objetivos com o dinheiro que deseja investir. 

Crescimento de patrimônio? Geração de renda passiva?  

A partir disso, você poderá saber qual a melhor estratégia para investir em ações.  

Dependendo da sua resposta, pode até mesmo ser que as ações nem sejam o melhor investimento indicado para você. 

Portanto, ter clareza dos objetivos com os seus investimentos é fundamental antes de tomar qualquer decisão de compra. 

Passo 2 – Abra uma conta em uma corretora 

Feito isso, chegou a hora de abrir uma conta em uma corretora. 

Como antecipamos no início do artigo, a corretora é a instituição financeira que faz a intermediação entre o comprador e o vendedor das ações. 

Portanto, você precisará abrir uma conta para poder operar na bolsa de valores. 

Faça uma análise mais aprofundada para escolher uma corretora de qualidade, mas que não cobre muitas taxas. Feito isso, é só efetivar a sua abertura de conta.  

Atualmente, esse procedimento é feito pela internet e leva apenas poucos minutos para ser concluído.   

Passo 3 – Descubra o seu perfil de investidor 

Com a conta aberta, uma das solicitações que a própria corretora vai te fazer é para identificar o seu perfil de investidor. 

Realizar esse teste é fundamental, já que vai te permitir saber quais tipos de investimentos são mais adequados para você e em qual porcentagem da carteira. 

Geralmente os testes de perfil de investidor são divididos em classificações, como ultraconservador, conservador, moderado e arrojado. 

Dependendo de qual delas você se encaixar, as sugestões de investimentos e quantidade alocada serão diferentes.  

Portanto, faça esse teste para não comprar ativos errados e que não se encaixam ao seu perfil de tolerância ao risco.   

Passo 4 – Escolha entre home broker ou mesa de operações 

Para realizar a compra das suas ações, existem ambientes próprios para isso. Os dois principais são o home broker e a mesa de operações. 

A diferença entre os dois basicamente é que no home broker você realiza toda a operação de compra sozinho. Já na mesa de operações você tem a ajuda de um profissional da corretora para fazer isso. 

A mesa de operações é adequada principalmente para investidores inexperientes, que ainda têm receio de errar ao emitir a ordem de compra, ou até mesmo investidores experientes que querem poupar o tempo utilizado para fazer a operação.  

Ao mesmo tempo, porém, comprar diretamente no home broker pode ser mais fácil para quem tem um pouco mais de prática, já que é possível realizar a compra em poucos segundos. 

Portanto, cabe a você identificar a sua preferência e escolher como realizar a compra das suas ações.  

Passo 5 – Estude o mercado e a ação que deseja comprar 

Investir em ações, no entanto, não se trata apenas de comprar de forma aleatória. É preciso estudar os ativos de forma aprofundada antes de adquiri-los. 

Portanto, só compre uma ação se você estiver bastante fundamentado de que aquele investimento é bom para você. 

Se aprofunde nas estratégias, busque aprender um pouco tanto da análise técnica quanto da fundamentalista e compre os ativos com maior consciência. 

Caso você ainda não se sinta seguro para analisar uma ação sozinho, atualmente você encontra diversas casas de análises que fazem indicações de ativos que eles acompanham de perto diariamente. Um desses exemplos é a Spiti.  

Dessa forma, você pode ter mais segurança e escolher bons ativos mesmo que ainda seja inexperiente nas análises. 

Passo 6 – Faça uma ordem de compra 

Agora que você já sabe o que comprar e o porquê, basta apenas efetivar a compra. Vá ao home broker ou mesa de operações e efetive a ordem para adquirir os ativos que você escolheu.  

Caso você ainda tenha dificuldades para saber fazer isso na prática, confira o artigo que fizemos sobre como investir na bolsa.  

Home Broker é o local em que você vai investir em ações
O home broker é o ambiente no qual você compra as suas ações (Foto: Unsplash) 

Investimento em ações para iniciantes

Agora você vai aprender todas as informações básicas que todo investidor iniciante precisa saber sobre as ações. Confira a seguir:  

Qual o horário de negociação de ações?

HorárioMomento do mercadoExplicação
09h45 a 10h00Pré-aberturaNesse momento, ocorre um tipo de leilão para definir o preço das ações antes da abertura do mercado.
10h00 a 17h00NegociaçõesHorário das negociações das ações tanto no mercado à vista quanto no fracionário.
16h55 a 17h00Call de fechamentoSemelhante ao que ocorre na pré-abertura, mas com objetivo de definir o preço de fechamento das ações.
17h30 a 18h00After MarketÉ uma espécie de prorrogação para quem não tem tempo para investir durante o dia. Existem algumas restrições.

Em quais ações investir? 

  • Ações ordinárias (ON): são as ações que são negociadas com o ticker com final 3 (exemplo: VALE3). Elas têm como principal característica o direito à voto nas assembleias da empresa. Portanto, geralmente é a ação que os controladores da companhia possuem. 
  • Ações preferenciais (PN): são as ações que são negociadas com o ticker com final 4 (exemplo: PETR4). Elas têm como principal característica o direito de preferência no recebimento de dividendos. Existem ainda as ações preferenciais classe A e B (finais 5 e 6, respectivamente). 
  • Units: são ativos que negociam com o ticker com final 11 (exemplo: ALUP11). São basicamente uma cesta com diversas ações, que tem como objetivo garantir mais liquidez aos papéis. Geralmente são compostos de 1 ação ordinária e mais 2, 4 ou 6 ações preferenciais.  
  • Blue Chips: as blue chips são ações de empresas mais sólidas do mercado, que já passaram pelo processo de maturação e hoje estão apenas mantendo a sua consolidação de mercado, com crescimento lento.  
  • Small Caps: já as ações small caps são o oposto das blue chips. Tratam-se de empresas pequenas e que estão em pleno processo de crescimento. Elas são ações com maior potencial tanto de retorno quanto de risco, já que têm muito espaço para crescer, mas também são mais vulneráveis a crises.  
  • Midcaps: as ações midcaps são de empresas que estão entre as duas citadas acima. Portanto, são companhias que já possuem certo grau de solidez, mas ainda assim têm certo espaço para crescer.  

O que é ticker

Ticker é o código que representa cada empresa listada na bolsa. É essa informação que você vai preencher no momento de comprar as suas ações. Exemplos: Vale (VALE3), Petrobrás (PETR3 e PETR4), Raia Drogasil (RADL3), Klabin (KLBN3, KLBN4 e KLBN11). Cada companhia e ação tem o seu próprio ticker.  

Qual o valor mínimo para se investir em ações? 

Atualmente, é possível investir em ações com muito pouco. Você consegue encontrar até mesmo ações negociadas abaixo de 1 real. Em média, porém, é difícil que o preço da ação passe de 80 reais. Caso queira conhecer opções, veja o artigo que fizemos com 15 ações abaixo de 5 reais.  

Quais as opções de investimentos? 

  • Renda Fixa: essa é a classe de investimentos em que o investidor já sabe qual a taxa de rentabilidade contratada ao investir, seja ele pré-fixado ou pós-fixado. Por exemplo: 100% do CDI, IPCA + 6%, 12% ao ano.  

Alguns exemplos de opções de renda fixa são: CDBs, LCIs, LCAs, títulos do Tesouro Direto, debêntures, entre outros.  

  • Renda Variável: já essa classe de investimentos são as que você não sabe qual a taxa de rentabilidade contratada antes de investir. Ao comprar uma ação, por exemplo, você não sabe quando ou se ela vai valorizar. Isso é renda variável.  

Alguns exemplos: ações, criptomoedas, ETFs, fundos (imobiliários, de ações, multimercado, etc.), entre outros.  

Quais as vantagens de investir em ações? 

Existem inúmeras vantagens de se investir em ações. A principal delas, porém, é o que chamamos de convexidade.  

Esse conceito consiste no fato de as ações terem perdas limitadas e ganhos infinitos. Afinal, o máximo que elas podem cair é 100%, mas a valorização pode chegar a 1000%, 2000% e assim por diante. Esse é o grande trunfo do efeito da valorização dos ativos de renda variável.   

Como aprender a investir em ações de forma simples?  

Como investir em ações com Howard Marks
Na Finclass você vê os maiores investidores nacionais e internacionais, como o investidor norte-americano Howard Marks (Foto: Finclass) 

Agora você já sabe o básico de como investir em ações, o funcionamento desse mercado e algumas ferramentas para analisar.  

Apesar disso, é claro que apenas um artigo não será o suficiente para que você aprenda tudo o que precisa para investir em ações da melhor maneira.  

Por isso, te convidamos a conhecer a Finclass. Na plataforma, você encontra diversas aulas com nomes consolidados do mercado financeiro que vão te ajudar a dar um grande salto nos conhecimentos sobre a bolsa de valores e, mais especificamente, as ações.  

As aulas são disponibilizadas em vídeos com qualidade de cinema. Portanto, é um jeito prático, leve e dinâmico de se aprender sobre esse tema de forma efetiva. 

Dessa forma, se você deseja ampliar os seus conhecimentos sobre as ações e o mercado financeiro como um todo, conheça já a Finclass e assine para começar a aproveitar todas as aulas!  

Conclusão 

Pronto! Agora você já sabe como funciona o mercado de ações, os tipos existentes, quais as técnicas mais usuais para fazer a análise desses ativos e até mesmo um passo a passo para começar nesse novo universo.  

Portanto, já está apto para dar os seus primeiros passos na bolsa de valores e começar a investir em ações! 

Inicie o quanto antes e comece a aproveitar o efeito dos juros compostos! E claro, tenha sempre os melhores professores do mercado te ajudando nessa jornada.

Hugo Gonçalves
Hugo Gonçalveshttps://finclass.com/
Hugo é copywriter no Grupo PRIMO. Trabalha com finanças há mais de 7 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments