InícioInvestimentosAções que pagam dividendos: como escolher as melhores 

Ações que pagam dividendos: como escolher as melhores 

Existem algumas poucas palavras que fazem os olhos do investidor brilharem. Dentro dessa seleta lista com certeza podemos incluir essa daqui: dividendos. 

Uma das principais formas de remunerar os acionistas, o recebimento de dividendos, quando pagos de forma recorrente e sólida, é um dos momentos de maior felicidade do investidor no mercado. 

É importante saber, porém, como escolher da melhor maneira as ações que pagam dividendos. Se você é uma das pessoas que tem essa necessidade, siga com a gente nesse artigo para aprender mais sobre o tema! 

Nele você vai aprender o que são dividendos, por que investir em empresas que distribuem bastante esse tipo de remuneração e como escolher essas ações da melhor forma. Confira! 

Ações que pagam dividendos
Os dividendos são uma forma de remuneração ao acionista (Foto: Pixabay) 

O que são ações e dividendos? 

As ações são basicamente uma parte de participação societária em uma empresa de capital aberto na bolsa.  

Se ficou confuso para você, vamos explicar com um exemplo: 

As pessoas costumam comparar as ações com uma fatia de pizza. A caixa inteira representa o total de capital da empresa. Já cada pedaço seriam as ações dessa empresa. Portanto, quanto mais fatias você tem, mais participação você tem nessa companhia. 

A diferença é que, enquanto uma fatia de pizza tem geralmente 8 pedaços, as empresas são divididas em milhares ou milhões de pedaços. Cada um deles corresponde a uma ação, que você pode adquirir por meio da bolsa de valores. 

Já os dividendos seriam uma forma de as empresas remunerarem os seus acionistas.  

Portanto, após terem lucro, as companhias precisam decidir o que fazer com esse dinheiro.  

Uma das formas de utilizá-lo é distribuindo parte dos ganhos aos detentores das ações. A essa remuneração damos o nome de dividendos. 

Por que as empresas pagam dividendos? 

Como falamos acima, os dividendos são uma forma utilizada pelas empresas para distribuir os seus lucros. Existem, porém, outras maneiras de se usar esse dinheiro. 

Vamos detalhar abaixo algumas delas, para que você possa entender da melhor forma o porquê de as empresas pagarem dividendos: 

1 – Reinvestimento no negócio: a primeira maneira principal que uma empresa pode usar o seu lucro é reinvestindo no próprio negócio. Dessa forma, ela emprega esse capital dentro da companhia com o objetivo de fazê-la crescer.  

Portanto, esse dinheiro pode ir para novas contratações, para investir em novas tecnologias, materiais ou o que a empresa julgar necessário para financiar o seu crescimento.  

2 – Aquisições: uma outra maneira de fazer um negócio escalar é por meio de aquisições. Portanto, nesse caso, a empresa utiliza o seu lucro para comprar outras empresas. Com isso, pode expandir ao se juntar com parceiros estratégicos. 

Empresas usam os lucros para aquisições
Uma outra maneira de empregar os lucros é por meio de aquisições (Foto: Unsplash) 

3 – Recompra de ações: nesse caso, a empresa utiliza o lucro para fortalecer os acionistas que ela já possui. Isso porque, ao recomprar ações, a companhia diminui o número de papéis em circulação. Com isso, quem já possui os ativos dela passa a ter uma maior participação.  

4 – Pagamento de dividendos: a última forma, como já falamos, é usar o lucro para pagamento de dividendos. Esse cenário costuma ocorrer quando a empresa já está madura o suficiente para não precisar mais focar em expansão. 

Com isso, ao pagar dividendos, ela se torna mais atrativa para os acionistas. Isso porque, apesar de não ganhar em uma grande valorização da ação, quem compra o ativo vai ter essa remuneração de forma constante. 

Portanto, essa é uma estratégia interessante para que essas companhias mais maduras conquistem acionistas. Por conta disso, essas empresas optam por essa linha de uso do lucro.  

Por que investir em ações que pagam dividendos? 

Investir em ações que pagam dividendos oferece diversos benefícios para os investidores. Confira alguns deles abaixo: 

Aumento de renda 

Como as ações que têm essa característica de pagar dividendos os paga de maneira constante, comprar ativos desse tipo é uma ótima forma de aumentar a renda. 

Isso porque, em uma carteira diversificada de ações que pagam dividendos, você terá um fluxo recorrente de dinheiro entrando na sua conta ao longo do ano. Dessa forma, é possível aumentar a renda de pouco em pouco.   

Isenção do IR 

Outra característica das ações que pagam dividendos no Brasil é a isenção do imposto de renda. 

Diferentemente de países como os EUA, onde se paga imposto sobre dividendos, no Brasil, até o momento, eles são isentos de imposto de renda.  

Com isso, os seus dividendos pingam na conta sem haver nenhum desconto, o que é uma grande vantagem em relação a outros tipos de investimentos.  

Diversificação 

Outro ponto positivo é que existem diversas empresas sólidas no Brasil que costumam pagar bons dividendos. Portanto, é possível montar uma carteira extremamente diversificada só com ações que pagam dividendos.  

Liquidez 

Por último, podemos destacar a liquidez. Isso porque boa parte das ações que pagam dividendos são de empresas já sólidas e com alto grau de maturidade, como Petrobrás, Vale, Banco do Brasil, Itaú, entre outras. 

Portanto, essas ações possuem muitas negociações diárias. Com isso, garantem uma boa liquidez para o acionista que desejar vendê-las.  

Você conhece os tipos de pagamentos de dividendos? 

As empresas têm total liberdade para definir qual vai ser a periodicidade do seu pagamento de dividendos. Portanto, elas podem pagar de forma mensal, trimestral, quadrimestral, semestral ou anual.  

Vai variar de acordo com cada empresa e da estratégia que elas têm para pagamento desse tipo de provento. 

A B3SA3 é uma das ações que pagam dividendos trimestralmente
A B3 (B3SA3), por exemplo, costuma pagar dividendos trimestralmente (Foto: Divulgação) 

Separamos alguns exemplos de empresas com base no comportamento de pagamento de dividendos nos últimos anos apenas para que você visualize e possa estudá-las: 

  • Dividendos mensais: Bradesco (BBDC3 e BBDC4), Itaú (ITUB3 e ITUB4) e Banestes (BEES3 e BEES4). 
  • Dividendos trimestrais: B3 (B3SA3), Taesa (TAEE3, TAEE4 e TAEE11), Itaúsa (ITSA3 e ITSA4) 
  • Dividendos Quadrimestrais: Fleury (FLRY3), Engie (FLRY4), Grendene (GRND3) 
  • Dividendos semestrais: Petrobrás (PETR3 e PETR4), Vale (VALE3), Banco do Brasil (BBAS3) 
  • Dividendos anuais: Energias do Brasil (ENBR3), Sanepar (SAPR3, SAPR4 e SAPR11) e Eletrobrás (ELET3, ELET5 e ELET6).   

Vale lembrar que esses são apenas exemplos. A bolsa de valores possui outras centenas de empresas com comportamento de pagamento de dividendos únicos. Separe um tempo para estudar mais opções.   

Como selecionar as ações que mais pagaram dividendos no último ano? 

Para selecionar ações que pagam dividendos não basta apenas olhar o total que ela pagou nos últimos anos. É importante se atentar em alguns detalhes para não cair em armadilhas. Confira abaixo alguns pontos importantes a observar: 

Dividend Yield 

O dividend yield é um indicador fundamentalista que analisa o quanto de dividendos uma ação pagou no último ano em relação ao preço que ela está sendo negociada no momento. 

Fórmula do Dividend Yield. 

Por exemplo: se uma empresa pagou 5 reais de dividendos nos últimos 12 meses e o preço de cada ação é de 50 reais, o dividend yield desse ativo é de 10%. 

Portanto, quanto maior for essa porcentagem, mais dividendos a empresa paga em relação à sua cota.  

Esse é um bom indicador para identificar ações que pagam dividendos, mas ele não pode ser olhado de forma isolada, conforme vamos explicar no próximo tópico.  

Atenção nos pequenos detalhes 

Esse é talvez o tópico mais importante. Isso porque algumas avaliações podem fazer você tirar conclusões erradas sobre uma ação que paga dividendos.  

O primeiro ponto de atenção é justamente o indicador dividend yield. Isso porque yields altos nem sempre são sinônimo de uma empresa boa de se investir.  

Em alguns casos, esse indicador pode estar alto porque a empresa está sendo negociada com a sua cota em um valor muito baixo. Isso pode ter como motivo algum problema com a empresa que em um primeiro momento não é perceptível.  

Por exemplo: os lucros estão caindo, houve algum escândalo de governança, a empresa passa por um mal momento. Portanto, nunca foque apenas no dividend yield. Sempre estude a empresa de forma aprofundada. 

Outro ponto de atenção são os dividendos inflados por algo não recorrente. Um bom exemplo é quando uma empresa vende algum ativo. Com muito dinheiro depois da venda, ela pode distribuir um dividendo maior ao acionista naquele momento. Isso, no entanto, não deve se manter para os próximos exercícios. 

Nesses cenários, o investidor pode se confundir por um pagamento de dividendos muito alto, mas na prática ele é apenas algo pontual. 

Portanto, preste sempre bastante atenção nos detalhes pequenos para não escolher ações de dividendos de maneira errada. 

Dividendos constantes e crescentes 

O alerta acima nos leva a esse ponto de atenção ao escolher empresas que pagam dividendos. 

Você deve fazer uma análise para identificar se o pagamento de dividendos é constante e se vem em crescimento. 

Como falamos, algumas empresas não possuem uma constância no pagamento de dividendos. Por isso, se passarmos por um ciclo de alta distribuição dos lucros, o dividend yield será inflado para cima. 

Portanto, veja a média histórica de dividendos e se eles tendem a crescer ao longo dos anos.  

Se constatar esses dois pontos, provavelmente estará diante de uma boa ação pagadora de dividendos.   

Histórico de lucro 

É importante também avaliar o histórico dos lucros da empresa. Se são crescentes, recorrentes e se estamos diante de uma companhia sólida. 

Caso contrário, pode ser que a empresa esteja queimando caixa para pagar dividendos e isso possa vir a ser um problema no futuro.  

Por isso, certifique-se sempre de observar se essa redistribuição de lucros é constante e se tem perspectivas para seguirem sendo no futuro.  

Governança 

Esse último ponto é importantíssimo não só para ações que pagam dividendos, mas para qualquer empresa que você for escolher. 

Cerifique-se de escolher uma empresa com boa governança, ou seja, que possui uma gestão exemplar e estratégica, sem históricos de corrupção e outras más práticas.  

Isso vai evitar que você invista em empresas ruins e que não se preocupam em defender os interesses dos seus acionistas.  

Uma boa governança é essencial para as ações
As boas práticas de governança têm sido cada vez mais exigidas nas empresas da bolsa (Foto: Unsplash) 

Quais as ações que mais pagaram dividendos no último ano? 

Para te darmos exemplos práticos, selecionamos uma lista com as 5 empresas com maior dividend yield nos últimos 12 meses no momento em que escrevemos o artigo.  

Confira para conhecer as empresas e entender na prática alguns pontos que citamos.   

5. Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – COELBA (CEEB5) 

A 5ª colocada da lista é uma empresa focada no segmento de distribuição de energia.  

Estamos falando da Coelba, empresa que pertence à Neoenergia e atua em mais de 400 municípios do estado da Bahia.  

A Coelba é negociada com os tickers CEEB3, CEEB5 e CEEB6. 

O melhor dividend yield, no entanto, pertence às ações preferenciais classe A, com o ativo CEEB5 pagando 24,89% ao ano.   

4. Wilson Sons Holding Brasil (PORT3) 

A empresa de número 4 da lista é uma companhia especializada na operação de logística portuária e navegação no Brasil. Trata-se de uma das companhias mais antigas do país, com fundação em 1837.  

O dividend yield das ações ordinárias PORT3 está na casa dos 29,47%. 

3. Bradespar (BRAP3 e BRAP4) 

A empresa de número 3 da lista trata-se na realidade de uma holding.  

A Bradespar foi criada no ano de 2000 depois de um desmembramento de uma unidade do banco Bradesco. A função dela é administrar a participação acionária que a instituição bancária possui em empresas não financeiras.  

Entre as participações mais relevantes podemos citar a Vale, mineradora que é uma das maiores empresas do Brasil. 

A ação que possui o maior dividend yield é a BRAP3, com 34,39%. No entanto, as ações preferenciais BRAP4, que são as que têm maior liquidez, estão apenas um pouco atrás, com 34,35%.   

2. Companhia Energética de Brasília (CEBR6) 

Na posição de número 2 temos as ações preferenciais classe B da Companhia Energética de Brasília (CEBR6), que teve um estrondoso dividend yield de 143,30%. 

Ela é uma empresa de geração e distribuição de energia com sede em Brasília, sendo parte do Grupo CEB. A empresa possui uma sociedade mista. Apesar de o seu serviço ser descrito como de fornecedora de energia e gás, o foco da empresa é ser uma holding. 

Esse caso é um grande exemplo do que falamos anteriormente de pagamentos não recorrentes. Afinal, esse valor de 143,30% não é algo constante, sendo observado apenas em uma situação pontual no último ano. Portanto, vale sempre a pena ficar de olho em números discrepantes como esse. 

Além da CEBR6, a empresa também negocia os ativos CEBR5 e CEBR3.  

1. Cyrela Commercial Properties (SYNE3) 

A nossa ação número 1 da lista é uma das maiores empresas do Brasil nos segmentos de aquisição, locação, desenvolvimento, venda e operações de imóveis comerciais do nosso país.  

A Cyrela é a 1ª da lista das ações que pagam dividendos
A Cyrela possui o maior DY do momento na bolsa, mas vale se atentar ao número (Foto: Divulgação) 

A companhia tem atuação nos segmentos de imóveis corporativos de alto padrão e também de shopping centers em diversos estados do Brasil. 

O incrível dividend yield de 161,65% é também um exemplo de dividendo não recorrente. Portanto, vale sempre ficar atento a esses números muito descolados da realidade.  

Conclusão 

Agora você já sabe o que são dividendos, por que as empresas distribuem esse lucro e alguns pontos a se observar antes de escolher uma ação com essas características. 

Caso queira se aprofundar nos conceitos necessários para analisar ações que pagam dividendos, te convidamos a conhecer a Finclass

Em nossa plataforma, temos aulas em que os professores explicam como analisar uma ação e o que levar em conta para escolhê-las. 

Clique no link para conhecer a Finclass e amplie os seus conhecimentos para análise de ações! 

Hugo Gonçalves
Hugo Gonçalveshttps://finclass.com/
Hugo é copywriter no Grupo PRIMO. Trabalha com finanças há mais de 7 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments