InícioInvestimentosAçõesAções ordinárias e preferenciais: o que são e quais as diferenças?

Ações ordinárias e preferenciais: o que são e quais as diferenças?

Se você está começando a estudar agora sobre a bolsa de valores ou começou faz pouco tempo, certamente a seguinte dúvida surgiu em meio às suas pesquisas: o que são ações ordinárias e preferenciais? 

Essas são duas das ações mais negociadas no dia a dia da bolsa de valores e fazem parte da rotina do investidor. Portanto, é fundamental compreender, antes de começar a investir, o que elas são e quais as diferenças entre elas. 

Sabendo disso, separamos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre ações ordinárias e preferenciais. Confira a seguir e entenda de uma vez por todas a diferença entre elas.   

Ações ordinárias e preferenciais
Ações ordinárias e preferenciais: entenda de uma vez por todas (Foto: Unsplash)

O que é ação ordinária? 

Ações ordinárias, também conhecidas com ON, são as opções que são negociadas na bolsa de valores com ticker (nome dado ao código da ação) com o final 3.  

Por exemplo: VALE3, MOVI3, WEGE3, MDIA3. 

Esse tipo de ações tem como principal característica o fato de dar ao acionista o direito a voto nas assembleias da empresa. 

É bem verdade que, no caso dos acionistas minoritários, que tem apenas uma pequena fatia da empresa, essa não é uma vantagem tão grande. Afinal, uma posição menor não dá grande influência nas decisões da companhia. 

O grande ponto aqui, no entanto, é que muitos investidores gostam das ações ordinárias simplesmente pelo fato de estar do “mesmo lado que os sócios”.  

Explicando de forma mais clara, o investidor vê vantagem em ter as mesmas ações dos donos da empresa, já que dificilmente eles tomarão decisões que vão prejudicá-los. Portanto, as ações ordinárias garantem na teoria uma “proteção” nesses casos. 

Há ainda outro mecanismo que pesa a favor das ações ordinárias: o tag along.  

Esse termo consiste em um direito que os acionistas minoritários possuem para se proteger de mudanças da composição de sócios majoritários.  

Com o tag along, os investidores têm o direito de vender todas as suas ações para o novo controlador garantindo ao menos 80% do valor de mercado — esse total pode chegar a 100% em alguns ativos. Com isso, esse investidor pode ficar mais tranquilo em preservar o seu capital em caso de mudanças drásticas no controle da empresa.  

Vale ressaltar ainda que algumas ações ordinárias não têm o que chamamos de liquidez.  

Esse termo significa a capacidade que um ativo tem de virar dinheiro o mais rápido possível. Portanto, uma ação que não tem liquidez seria um ativo que não é fácil de ser negociado. Nesses casos, você pode ter dificuldades de vender esses ativos, principalmente se tiver uma grande posição.  

Novo Mercado 

Antes de passar para o próximo tópico, é importante explicar que existem também as ações que fazem parte do Novo Mercado. 

A Vale é uma empresa do Novo Mercado.
A Vale é uma empresa que faz parte do Novo Mercado.

As empresas que fazem parte dessa modalidade possuem apenas ações ordinárias sendo negociadas. Portanto, você só vai achar opções com o final 3. 

Caso você ainda não saiba, Novo Mercado é o nome dado ao mais alto nível de Governança Corporativa da bolsa de valores brasileira.  

Portanto, para fazer parte dessa modalidade, as empresas precisam seguir uma série de exigências da B3. O objetivo é fazer com que essas companhias sigam essas regras a fim de garantir mais proteção e transparência aos acionistas minoritários.  

Ou seja, é um fator positivo para você investidor pessoa física. 

O que é ação preferencial? 

Ações preferencias, também conhecidas como PN, são aquelas que possuem o ticker com o número 4 no final. 

Por exemplo: SAPR4, PETR4, ITSA4, BRAP4. 

No caso das ações preferenciais, a grande vantagem é que o acionista possui preferência no recebimento de dividendos.  

Existe também uma outra vantagem que, de modo geral, as ações preferenciais são as que possuem maior liquidez no mercado de ações. 

Portanto, em muitas empresas é mais vantajoso comprar a ação preferencial, pois será mais fácil vendê-las caso você precise ou queira realizar o seu lucro. 

SAPR4 e SAPR11 têm liquidez.
A ação SAPR4 possui cerca de 10 vezes mais negociações diárias que a SAPR3.

Vale lembrar ainda que muitas ações preferenciais também possuem o tag along. A única diferença é que esse não é um fator obrigatório por lei para as PN.

Portanto, o mais indicado é que você tenha o hábito de fazer essa consulta antes de comprar alguma ação. Até porque é bem simples de encontrá-la.

Atualmente, diversos sites especializados divulgam a informação se a ação possui ou não tag along. No último dos casos, você pode recorrer ao site de relação com investidores da empresa em questão para encontrar a resposta.

Para facilitar a sua vida, separamos abaixo os tipos de governança das ações e o tag along que cada uma delas detém:

  • Tradicional: 80% para ações ON.
  • Nível 1: 80% para as ações ON.
  • Nível 2: 100% para ações ON e PN.
  • Novo mercado: 100% para ações ON.
  • Bovespa Mais: 100% para ações ON (PN não são permitidas).
  • Bovespa Mais Nível 2: 100% para ações ON.

Ação preferencial classe A e ação preferencial classe B 

As ações preferenciais ainda possuem uma particularidade. Em algumas empresas é possível encontrar ações sendo negociadas com o final 5 e 6. 

Essas são as chamadas ações preferenciais classe A e classe B, respectivamente. 

Exemplos de ações preferenciais classe A: USIM5, CPLE5, BRKM5, BRSR5. 

Exemplo de ações preferenciais classe B: USIM6, CPLE6, BRKM6, BRSR6. 

As vantagens que cada uma dessas ações possui variam de acordo com cada empresa. Geralmente, você vai encontrar a explicação dos benefícios delas no estatuto social das empresas, presentes no site de relacionamento com o investidor. 

Apenas para dar um exemplo, as ações preferenciais classe A da Usiminas possuem direito a dividendos 10% maiores do que as ações ordinárias. 

Já as ações preferenciais classe B da Usiminas possuem prioridade no recebimento de direitos em caso de liquidação da companhia. 

Outros tipos de ações 

As ações ordinárias e preferenciais não são as únicas opções de ações presentes na bolsa de valores. Confira mais algumas delas abaixo.  

Units 

As units são ativos formados por um pacote de ações ordinárias e preferenciais. 

Geralmente, esse pacote possui 1 ação ordinária somada de 2, 4 ou 6 ações preferenciais. Isso vai variar das regras de cada empresa que emitiu o Unit. 

O objetivo da criação das units é aumentar a liquidez dos ativos da empresa, aumentando a negociação das ações ordinárias e preferenciais. 

Além disso, é também uma vantagem para essas empresas, já que fica mais difícil algum investidor comprar uma grande fatia da companhia. Isso porque as units tem mais ações preferenciais que ordinárias, impossibilitando um grande aporte para tomar controle do negócio. Com isso, os ativos ficam diluídos em várias partes. 

O preço das units costuma ser o somatório dos valores das cotas das ações que estão dentro desse pacote. 

As units possuem final 11.    

Por exemplo: SULA11, KLBN11, ALUP11. 

SulAmérica unit
A SulAmérica é um exemplo de empresa que só tem grande liquidez nas units.

Vale aqui um parêntese para que você não confunda as units com os fundos imobiliários e com o ETFs (Exchange-traded funds) que também possuem ticker com final 11.  

BDRs 

Na bolsa de valores brasileira você ainda encontra os chamados BDRs (Brazilian Depositary Receipt’s). 

Esses ativos são certificados de depósitos emitidos no Brasil, mas que representam ações listadas em outros países. 

É uma maneira de investir nas principais companhias ao redor do mundo sem ter que abrir uma conta no exterior. 

Entre eles você encontra os BDR’s patrocinados e os não-patrocinados. 

Os BDR’s patrocinados são aqueles que as próprias empresas optaram por listar na bolsa de valores brasileira. Eles possuem finais 31, 32 e 33.  

Por exemplo: XPBR31, NUBR33, AURA33. 

Já os BDR’s não-patrocinados são aqueles que alguma instituição financeira ou até mesmo a bolsa de valores brasileira (B3) resolveu listar no Brasil em virtude da relevância desses ativos. 

Entre eles estão empresas como a Tesla, Google, Apple, Meta, Netflix, entre outras. 

Os BDR’s não-patrocinados são negociados com final 34 e 35. 

Por exemplo: AAPL34, GOGL35. 

Para saber mais sobre o tema, te convidamos a assistir ao nosso vídeo do YouTube sobre os diferentes tipos de ações na bolsa.  

Ações ordinárias e preferenciais: qual é a melhor? 

Agora você deve estar se perguntando. Entre ações ordinárias e preferenciais, qual é a melhor? 

A resposta é que depende muito dos seus objetivos e da empresa que estamos falando.  

Como citado, em algumas companhias as ações preferenciais têm muito mais liquidez do que as ordinárias. Portanto, compensa mais possuí-las para não correr riscos ao se desfazer dos ativos. 

Em outros casos, no entanto, as ações ordinárias podem ser melhores para oferecer maior proteção ao acionista. 

Tudo vai depender dos seus objetivos, perfil de investidor e particularidade das ações de cada empresa. 

O fato é que, para ter maior clareza sobre qual escolher, é necessário evoluir os seus conhecimentos sobre investimentos. Somente a partir daí você terá maior segurança para fazer a escolha dos seus ativos.  

Por isso, te chamamos para conhecer a Finclass! 

Menu da Finclass
Na Finclass, você aprende com os melhores do mercado financeiro. 

Na plataforma, você terá acesso a diversas aulas sobre educação financeira e investimentos, podendo aprender do zero ao avanço. 

Com isso, você vai evoluir os seus conhecimentos na escolha dos ativos e pode saber selecionar ações ordinárias e preferenciais sem ficar na dúvida sobre qual é a melhor opção.  

Entre já no site da Finclass e conheça as aulas que temos disponíveis para você! 

Hugo Gonçalves
Hugo Gonçalveshttps://finclass.com/
Hugo é copywriter no Grupo PRIMO. Trabalha com finanças há mais de 7 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments